As 7 maiores reclamações ao Procon de Itaúna em 2018

Bruno Freitas
@viuitauna

Levantamento feito pelo Procon Itaúna a pedido do @viuitauna aponta que as operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura lideram o ranking de reclamações ao órgão na cidade. De janeiro a dezembro de 2018, foram registradas mais de 1.030 queixas (cerca de 47,58%) referentes à prestação dos serviços, número bem acima da média nacional (25,88%). As instituições financeiras, como bancos, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, consórcios e seguros, aparecem na sequência, com mais de 260 reclamações (24,86%, conta 29,77% no Brasil), seguidas de produtos, serviços privados, produtos essenciais, saúde e habitação.

Anualmente, o Procon Itaúna registra uma média de 4.500 reclamações, denúncias e consultas. A média de solução para os atendimentos gerados é de 94%. A maior parte deles (60%) é solucionado em até 5 dias úteis. Fator comemorado pelo coordenador do Procon local, o advogado Erik Carvalho. “Considerando o tempo necessário para o desenrolar de um processo judicial, os prazos médios de solução são extremamente favoráveis aos consumidores”, aponta.

Apesar de ser vinculado ao município de Itaúna, Erik explica que o Procon atente também consumidores de cidades vizinhas, como Itatiaiuçu e Mateus Leme, podendo ainda atender outras cidades, desde que os consumidores tenham adquirido produtos do comércio local.

Foto: Prefeitura de Itaúna Sede do Procon Itaúna

PROCON NO BRASIL Considerando o sistema integrado de atendimento ao consumidor, o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), em todo o Brasil foram registrados no sistema neste ano 2.177.688 reclamações. A maior parte delas (29,77%), referentes a assuntos financeiros. Na segunda posição (25,88%) estão serviços de telecomunicações, seguidos de produtos (18,44%) como bens móveis e imóveis em geral, eletrodomésticos, eletrônicos, carros e motos; serviços privados (13,16%), como assistência técnica, cursos, escolas particulares, profissionais liberais e serviços especializados; serviços essenciais (8,61%), como água, luz, serviços postais e funerárias; saúde (2,12%), como planos de saúde, odontológico, farmácias, clínicas médicas e veterinárias, hospitais; habitação (1,19%), o que envolve locação, condomínio, construtoras e loteamentos; e produtos alimentícios (0,45%).

RANKING DAS 7 MAIS EM ITAÚNA

1. Telecomunicações – 47,58%
2. Financeiro – 24,86%
3. Produtos – 17,11%
4. Serviços Privados – 7,12%
5. Serviços Essenciais – 1,64%
6. Saúde – 1,46%
7. Habitação – 0,23%

ÍNDICE DE SOLUÇÕES
94%
Os demais 6% são situações de competência do judiciário ou inacessíveis ao órgão, pela limitação de poderes.

TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO
60% das demandas são resolvidas em 5 dias úteis;
20% no mesmo dia da reclamação;
15% em até 30 dias;
5% das demandas necessitam de mais de 30 dias para uma solução.

SERVIÇO
Procon Itaúna

Rua Péricles Gomide, 166, Centro, CEP 35680-022
Horário de atendimento: de 7:30h às 16h
Tels.: (37) 3241-2202 e 3241-3166.
E-mail: procon@itauna.mg.gov.br

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