Vivo responde sobre falhas de sinal em Itaúna; confira a orientação do Procon sobre o sinal GSM 2G

@viuitauna

Desde ontem (15) consumidores voltaram a reclamar sobre falhas no sinal de telefonia móvel e internet da operadora Vivo em Itaúna. Os relatos continuam nas redes sociais nesta quarta-feira (16), data em que a empresa enviou nota ao @viuitauna justificando a situação, sem dar maiores detalhes. A instabilidade do serviço é um problema constante na cidade. O Procon esclarece que, ao contrário do que foi informado aos consumidores, o sinal GSM 2G continua disponível em Itaúna, sem previsão de interrupção do serviço. Ou seja, não é necessário substituir chips antigos.

A Vivo alega que alguns clientes “podem encontrar dificuldades ao utilizar os serviços móveis, devido à uma falha no equipamento de transmissão que atende a região”. De acordo com a operadora, uma equipe técnica está atuando no local para solucionar o problema no menor prazo possível.

As operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura lideram o ranking de reclamações do Procon na cidade. De janeiro a dezembro de 2018, foram registradas mais de 1.030 queixas (cerca de 47,58%), conforme levantamento publicado pelo @viuitauna em dezembro. As antenas de telefonia de Itaúna estão instaladas no Morro do Bonfim, local onde há sucessivas ocorrências de furto, já que faltam vigias no local.

Foto: Bruno Freitas/Viu Itaúna Antenas de telefonia estão instaladas no Morro do Bonfim

INSTABILIDADE NO 2G O coordenador do Procon de Itaúna, Erik Carvalho, afirma estar ciente da situação e várias reclamações tem sido registradas no órgão a respeito. A Vivo, segundo Erik, tem apresentado instabilidade na tecnologia GSM 2G em Itaúna e somente smartphones com dois chips, 2G ou 3G, tem acompanhado as falhas no sinal. O 3G é a tecnologia responsável pelo fornecimento da internet em aparelhos celulares.

A loja da Vivo, segundo ele, foi orientada pelo Procon a informar corretamente sobre a disponibilidade do GSM 2G. Não há previsão de interrupção do serviço em Itaúna e uma nota foi publicada pelo órgão esclarecendo a respeito.

“A tecnologia 2G está presente em celulares mais antigos, sem internet, e nesses dias eles não funcionaram. Mas os celulares novos, com as tecnologias 3G e 4G, estão funcionando normalmente. Só que algumas pessoas tem tido dificuldade em aparelhos mais novos equipados com dois chips, de operadoras diferentes. Neste caso a orientação é retirar o chip antigo e reconfigurar o aparelho”, acrescenta.

SERVIÇO
Procon Itaúna

Rua Péricles Gomide, 166, Centro, CEP 35680-022
Horário de atendimento: de 7:30h às 16h
Tels.: (37) 3241-2202 e 3241-3166.
E-mail: procon@itauna.mg.gov.br

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