@viuitauna
Uma das novidades do Carnaval 2019 em Itaúna será a instalação de portões para controle de acesso ao tradicional bloco Pau de Gaiola, na Lagoinha. A medida, já adotada com sucesso no Circuito da Jove Soares nos dois últimos anos, visa impedir a entrada de armas e objetos perfurocortantes, afirmou o prefeito Neider Moreira (PSD), em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8). Ao acessar a festa, que neste ano acontecerá no dia 28, os foliões serão submetidos à uma minuciosa revista. No ano passado, cerca de 12 mil pessoas foram à Lagoinha, conforme estimativa da Polícia Militar.
O controle, segundo a Prefeitura, foi uma das ações que contribuíram para a redução da violência do Carnaval em Itaúna nos dois últimos anos. Outra medida que deu certo e será repetida é o monitoramento por câmeras, além da presença dos seguranças e brigadistas.
AUMENTO DE PÚBLICO A expectativa dos blocos carnavalescos para 2019 é de um aumento de público de 30% em relação ao último ano.
A festa começa no dia 22, com um aquecimento, das 18h às 23h, na Praça da Estação. O resgate das marchinhas e do antigo Carnaval no Centro Histórico, que marcaram épocas, serão os aditivos especiais.
PROGRAMAÇÃO No dia 28, quinta-feira, o Pau de Gaiola fará a alegria dos foliões, na Praça da Lagoinha, das 19h a 00h. Da sexta-feira, 1º, até terça-feira, 5 de março, estará aberto o Circuito na Jove Soares, a Prainha. Na abertura haverá desfile do bloco formado por membros dos grupos da Melhor Idade e do Centro de Convivência de Saúde Mental, às 19h; Piratas do Benfica, 20h; e Vai que Cola, 21h. No sábado, às 19h30, o All Faces entrará na avenida, seguido do Deu no Que Deu, 21h, e Vem que Vem, 22h30. As agremiações desfilarão novamente na segunda-feira.
No domingo, a criançada poderá se divertir à vontade na matinê, a partir das 14h. Às 19h30, desfilará o Zuluzinhos; 21h, Sertanejeiros; 22h30, Funk Folia. Os blocos retornarão ao Circuito na terça-feira, encerrando a Festa do Momo em Itaúna.