Bruno Freitas
@viuitauna
Em 8 de março, uma sexta-feira, a Autotrans, concessionária do transporte coletivo de Itaúna, anunciou alterações no final e início do itinerário da linha Cidade Nova via Piedade, para atender o Recanto das Peixotas, e da linha de Santanense, passando a atender o Vale das Aroeiras em alguns horários durante o dia. As medidas começaram a valer já na segunda-feira seguinte (11), incluindo alterações nos pontos da Praça Dr. Augusto Gonçalves, no Centro da cidade. Segundo a Prefeitura, garantiriam a “ampliação de linhas e dos horários dos ônibus que passam por vários bairros, reivindicação antiga dos moradores das diversas localidades”.
No mesmo comunicado, divulgado pela Prefeitura no dia 11, foram anunciadas as extinções das linhas Piaguassu/Santa Edwiges e Aroeias. A linha Várzea da Olaria foi estendida ao Piaguassu, foram criadas as linhas Santa Edwiges via Rosário e via Universidade e a Murilo Gonçalves/Veredas deixou de atender o Recanto das Peixotas.
As comunidades parecem não ter sido ouvidas e passados menos de sete dias, moradores do Recanto das Peixotas, Aroeiras e Piaguassu reclamam nas redes sociais do baixo número de ônibus em circulação. Em alguns horários, apontam os usuários, há descumprimento das viagens. O assunto foi apontado por vereadores na reunião plenária da Câmara desta terça-feira (19).
O descontentamento veio à tona na noite da última segunda (18), depois que uma moradora do Recanto das Peixotas denunciou em vídeo que a linha Cidade Nova via Piedade obrigava os usuários a aguardar no ponto final, no período noturno, para então deixar os passageiros no seu bairro. Poucas horas depois, a Autotrans divulgou nota informando que a alteração da linha atendia o ofício 017/2019 da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), de 14 de março, retornando o ponto final para a Rua Josefina Gonçalves de Abreu.
SEM AUTORIZAÇÃO Na tarde desta terça (19) foi realizada uma reunião entre a Autotrans e a Prefeitura. Em nota, o Poder Executivo contestou a concessionária (leia mais a seguir) e afirma que não autorizou a parada do atendimento do Recanto das Peixotas no ponto final da linha Cidade Nova via Piedade. Procurada pelo @viuitauna, a Prefeitura solicitou cópias das queixas dos usuários dos bairros Piaguassu e Vale das Aroeiras. As reclamações foram enviadas pela reportagem. Aguardamos um posicionamento final a respeito.
NOVO CONTRATO A criação da linha Aroeiras via Belvedere e Olímpio Moreira foi uma das primeiras alterações após a renovação do contrato de concessão com a Autotrans, licitado no fim do governo Osmando Pereira (PSDB) em 16 de dezembro de 2016, por um período de 20 anos. A Autotrans foi a única empresa a se apresentar no certame, sendo declarada vencedora.
Como parte da renovação da frota – cuja idade média estabelecida é de seis anos –, Itaúna recebeu apenas dois coletivos novos, do tipo micro-ônibus. Outros 19 ônibus fabricados entre 2008 e 2011, urbanos e rurais, e vans do programa Conduz, segundo a Autotrans, substituíram coletivos com oito, nove e dez anos de fabricação. A passagem foi unificada para as linhas da zona rural, onde antes eram cobrados valores baseados na tarifa das linhas intermunicipais gerenciadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).
Uma de duas novas linhas previstas, a Várzea da Olaria via Piaguassu foi implementada no último dia 11. Para 2019 também está prevista a renovação de frota com seis ônibus zero quilômetro.
PENDÊNCIA A licitação do transporte coletivo de Itaúna estava pendente desde 2006. A Autotrans começou a operar no município em 2003, quando assumiu as linhas e frota da empresa Redentor (do extinto grupo Méier). A atuação foi expandida em 2005 com uma “parceria”, anunciada na época à imprensa, que culminou na incorporação da Coletivos Nossa Senhora de Lourdes – outra empresa de transporte coletivo que também operava em Itaúna.
SAIBA MAIS
O que disse a Prefeitura sobre as mudanças nas linhas de ônibus:
11/3/2019
“A administração municipal realizou estudos que viabilizarão mudanças significativas no transporte coletivo de Itaúna, com foco em melhorias para os usuários do serviço. A iniciativa reduzirá o tempo de espera e das viagens, como no caso da linha Santanense via Aroeiras. O crescimento das comunidades de Recanto das Peixotas e Godofredo Gonçalves também foi considerado para atendimento mais efetivo às demandas da região. Já a linha Várzea da Olaria atenderá ao Piaguassu e circulará na região do Hospital Manoel Gonçalves. Além disso, a população terá acesso a pontos que antes não existiam, com acesso direto a grandes supermercados. Também foi criada a linha Santa Edwiges, com itinerários via Rosário e Universidade de Itaúna.”
19/3/2019
“Considerando que o trânsito em condições seguras e com fluidez é um dever do município e que a concessão de serviço de transporte coletivo é efetuada pela empresa Autotrans, a Prefeitura municipal de Itaúna, baseada no artigo 88 do decreto 3465/96, determina que:
-Os ônibus da linha Cidade Nova (via Piedade) quando estiverem voltando do Centro para o bairro não deverão ficar parados no ponto final do bairro Cidade Nova antes de atenderem ao bairro Recanto das Peixotas.
-Para tanto, a empresa deverá controlar os horários desses ônibus e, caso ocorra de o ônibus chegar com antecedência ao ponto final do bairro Cidade Nova, deverá ir primeiramente ao Recanto dos Peixotas para que a população da região não seja obrigada a aguardar dentro do ônibus por um longo período.
-Sobre o ofício que foi divulgado pela Autotrans em redes sociais, esclarecemos que ele foi editado a pedido da empresa, sob análise realizada pelo setor responsável de acordo com informações passadas pela própria Autotrans, mas que não autorizada, em hipótese alguma, que os usuários ficassem aguardando como aconteceu.
Ressaltamos ainda que todos os horários e rotas de todas as linhas devem ser cumpridos de acordo com as determinações aprovadas pelo Executivo.”