Bruno Freitas
@viuitauna
Um dos cartões postais de Itaúna, a região do Morro do Bonfim poderá receber um novo empreendimento às margens da MG-050. O projeto, com previsão de geração de 143 empregos, é apresentado por investidores e contempla uma área de 300 metros acima da rodovia, próximo à estrada de acesso da Capela do Senhor do Bonfim e a Universidade de Itaúna. A versão mais atual, conforme apurado pelo @viuitauna, inclui galpões para instalação de uma empresa atacadista e um posto de combustível. O martelo a respeito, contudo, ainda não foi batido e depende da aprovação do Município.
No Plano Diretor vigente, a área do Morro do Bonfim é classificada como Zona Rural de Proteção Ambiental (ZRPA). Como a legislação atual não especifica diretrizes para construções do tipo, o projeto terá de ser aprovado mediante investimentos na área.
A compensação, confirmou o prefeito Neider Moreira (PSD) ao @viuitauna, é analisada pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana. “Estamos estudando”, diz Neider.
Em conversa por telefone, um dos proprietários dos terrenos, Ivar Dornas, confirmou a existência do projeto, mas disse que o empreendimento ainda não foi definido, faltando acertar com a Prefeitura quais serão as condicionantes que viabilizarão a construção.
Indagado sobre qual empreendimento será erguido no local, Dornas se limitou a dizer que o projeto pretende gerar 143 empregos à Itaúna. Entre grandes redes interessadas em abrir lojas na cidade estão Dia e Supermercados BH, além da Drogaria Araújo. “Realmente estamos com empreendimentos a vista. (O tipo de edificações) vai variar, mas não será nada de construção civil. Ainda não foi definido. Tivemos duas reuniões com o Prefeito e um empresário (interessado)”, disse.
MELHORIAS NO BONFIM Dornas confirmou que as condicionantes são discutidas com o Município, mas adiantou que o valor inicialmente pedido é alto, o que desagradou os investidores. As melhorias seriam aplicadas na estrada de acesso e no entorno da Capela do Senhor do Bonfim.
A proposta inicial da Prefeitura, conforme apurado pelo @viuitauna, contempla calçamento da estrada de 1,7 quilômetro, drenagem pluvial e iluminação da via, além da construção de mirantes no alto do Morro do Bonfim.
Realmente a necessidade de melhorias para acesso é grande até mesmo pelo conservação da estrada mas não concordo com o calçamento, visto que é uma área rural histórica da cidade compõe área verde e o calçamento mudará tudo . Que as autoridades competentes tenham consciência do retorno destas obras que serão para sempre. Que o Senhor do Bonfim os abençoe 🙏