Conta de água em Itaúna aumenta 18,72% em três anos; novo reajuste é apresentado pelo SAAE

@viuitauna

O consumidor itaunense pagará mais caro nas contas de água a partir de agosto. Reajuste apresentado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), responsável pela definição das tarifas do SAAE em Itaúna, prevê aumento médio de 4,93% na cobrança de água e esgoto a partir do próximo mês – incluindo a categoria Residencial Social. No acumulado dos últimos três anos, o aumento chega a 18,72%. Comparado aos reajustes anunciados em março de 2017 (8,53%) e maio de 2018 (5,26%), o novo aumento, porém, é menor.

Uma Resolução definindo a tabela de valores será publicada após consulta pública no site https://arisb.com.br/consultapublica0622019/, que termina no próximo dia 17.

O novo reajuste, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), considera um período de 12 meses, entre maio de 2018 e abril de 2019, mediante pesquisas realizadas pelo corpo técnico da ARISB-MG, com o suporte de informações da cobertura de serviços, análise econômica e financeira, despesas, investimentos e projeções futuras da autarquia.

68% do valor das contas de água de Itaúna é destinado à tarifa de esgoto, cobrada para usuários atendidos com serviços de coleta e afastamento de esgoto.

Obra da ETE, no Distrito Industrial da Fazendinha. Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna

91,56% de CONCLUSÃO NA ETE Último levantamento do SAAE aponta que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), iniciada ainda na gestão passada, no Distrito Industrial da Fazendinha, alcançaram 91,56% de conclusão de operação civil, segundo Relatório Resumo de Empreendimento (RRE). A unidade, com dois reatores anaeróbios, terá capacidade para tratar 219 litros de efluentes domésticos por segundo, sendo considerada pelo atual governo uma das maiores obras de Itaúna, juntamente com o Centro Administrativo, no Boulevard Lago Sul.

Desde 2015 convênio firmado com o Município transfere à ARISB-MG a regulação e a fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico de Itaúna.

SAIBA MAIS:
Empréstimo de R$ 10 milhões para reservatório

No último dia 28, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, empréstimo de R$ 10 milhões destinado ao SAAE para construção de elevatória, adutora e reservatório de água no bairro Morada Nova. O valor, contratado junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), tem prazo de pagamento de 24 meses, com taxas de 12,1% ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Justiça suspende reunião que votaria a cassação de Lequinho e conciliação é marcada para 15 de julho; é a segunda intervenção na Câmara em sete meses
Next post Coluna Ponto de Vista – 6 de julho de 2019