Bruno Freitas
@viuitauna
Anunciada nesta segunda-feira (29), a reorganização institucional do Banco do Brasil que prevê um programa de readequação de pessoal, incluindo demissão voluntária e a redução do número de agências, afetando até 3 mil pessoas em todo o país, terá impactos na região. A unidade de atendimento de Itaúna, que hoje conta com 25 funcionários, terá cinco cargos reduzidos. A agência de Carmo do Cajuru será uma das 333 transformadas em Posto de Atendimento Avançado (PAA), deixando de contar com gerente. O número de demissões voluntárias em Itaúna, até o momento, não foi revelado.
As informações foram confirmadas ao @viuitauna pela assessoria de imprensa do banco, em Brasília. Apesar do enxugamento, principalmente na cidade vizinha, o BB garante que “não haverá prejuízo ao atendimento do cliente”.
Apesar da expectativa, não haverá fusão da superintendência estadual em Minas Gerais. Entre 49 PAAs convertidos em agências em todo o Brasil, nove estão localizados no Estado, em Jequeri, São Gonçalo do Abaeté, São Romão, Rio Preto, Heliodora, Liberdade, no Via Shopping (em Belo Horizonte), em Medina e na Av. Donato Quintino (em Montes Claros).
Ainda de acordo com o BB, também serão criadas agências empresas em Minas, voltadas à pessoas jurídicas. As cidades contempladas só serão anunciadas em outubro.
PLANO DE DESLIGAMENTO De acordo com informações divulgadas por O Globo, os funcionários que reúnam as condições estabelecidas no regulamento poderão aderir a um plano de desligamento incentivado, batizado Programa Adequação de Quadros (PAQ), em vigor até 14 de agosto.
Ao jornal, o BB informou que o programa visa a equacionar “as situações de vagas e de excessos nas unidades”. Quem decidir se desligar receberá indenização vinculada ao tempo de trabalho, de até 9,8 salários, e plano de saúde, por um ano. Os valores das indenizações variam de R$ 20 mil a R$ 200 mil.
Essa não é a primeira vez que o banco anuncia um plano de enxugamento. Em 2016, o então presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, anunciou o fechamento de 402 agências e a transformação de outras 379 em PAAs, além de um Plano de Incentivo à Aposentadoria, que resultou em mais de 9,4 mil adesões.