SAAE realiza caça vazamentos para minimizar falta d’água em Itaúna, mas alerta para uso inconsciente

@viuitauna

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realiza uma operação caça vazamentos com o intuito de minimizar a falta d’água em bairros da região oeste e parte da zona rural de Itaúna. A autarquia ainda não tem uma previsão de quando será suspenso o racionamento, anunciado na semana passada para retomar o abastecimento do Reservatório 7, com capacidade para 3,1 milhões de litros, no bairro Novo Horizonte.

Em nota enviada ao @viuitauna, o SAAE afirma que tem feito manobras de fechamento de registro afim de equilibrar o fornecimento nos bairros atendidos pelo R7. O sistema de bombeamento foi testado e não apresentou insuficiência. Pelo menos um vazamento de grande porte já foi detectado e está sendo reparado.

“Acreditamos que, após a manutenção do respectivo vazamento, conseguiremos diminuir as ocorrências de abertura e fechamento de reservatórios. Porém, para maiores informações, necessitamos aguardar o comportamento do sistema”, afirma o SAAE.

A autaquia pede a conscientização da população até que o novo reservatório para 2,5 milhões de litros, no Bairro Morada Nova, seja construído. Em ronda nos bairros afetados, o SAAE constantou que moradores, mesmo diante do racionamento, estão lavando carros e calçadas.

ESTIAGEM E CONSUMO Em vídeo divulgado na semana passada, o prefeito Neider Moreira (PSD) declarou que Itaúna não enfrenta problemas referentes à captação, tratamento e ao distribuição de água, e a limitação na reservação estaria ocorrendo devido ao período de estiagem e o aumento do consumo. O prefeito destacou que aguarda apenas a aprovação da Secretaria de Tesouro Nacional para licitar a construção do novo reservatório.

Segundo Neider, o Reservatório 7 foi concluído em 1998, quando haviam 26 bairros na região. Atualmente são 40 bairros, além de cinco comunidades rurais atendidas.

BAIRROS AFETADOS O Reservatório R7 é responsável por fornecer água para os bairros Novo Horizonte, Garcias, Aeroporto, Residencial São Geraldo, São Geraldo, Parque Jardim Santanense, Residencial Santanense, Santanense, Morada Nova, Cidade Nova, Murilo Gonçalves, Peixotas, Itaunense, Santa Edwiges, Três Marias, Godofredo Gonçalves, Vale dos Ipês, Alphaville, Santanense, Piedade, Belvedere, Cerqueira Lima, Graças e as comunidades rurais de Campos, Lopes, CDI e Fazendinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Para representante de empresa, dificuldades com o Rotativo são naturais; veja onde comprar
Next post 134 ocorrências de queimadas já foram registradas em Itaúna em 2019; mês de julho lidera estatísticas