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Depois de o prefeito Neider Moreira (PSD) autorizar um reajuste de 6,83% à tarifa do transporte coletivo de Itaúna, o vereador Joel Arruda (PSD) questiona o percentual aplicado. Conforme afirmou o edil na reunião da última terça (24), a Comissão Permanente de Análises de Planilhas de Custo da Prefeitura, responsável por analisar o pedido da Autotrans, indicou necessidade de aumento de 4,35% – percentual 2,48% abaixo do concedido pelo Chefe do Poder Executivo.
Projeto de lei elaborado pelo vereador pretende suspender o Decreto nº 6.988, de 19 de setembro de 2019, que autoriza o reajuste da passagem de R$ 3,75 para R$ 4 em dinheiro. O texto foi protocolado em regime de urgência na Câmara. Para avançar, Joel depende da assinatura de seis vereadores.
“O projeto está na Secretaria da Câmara aguardando as assinaturas. Se conseguir as assinaturas (dos demais vereadores), o PL tramitará em regime de urgência. Sem as assinaturas, o projeto de lei tramitará normalmente na Casa”, explica.
A intenção de Joel é que o projeto seja votado na reunião do próximo dia 8, suspendendo assim o reajuste em vigor nos ônibus desde a última segunda-feira (23).
Em nota enviada à imprensa no último dia 21, a Prefeitura de Itaúna justificou o aumento levando em consideração a elevação do custo operacional do sistema com a variação dos preços do diesel, lubrificantes, peças, pneus, recapagens, equipamentos, mão de obra, manutenção de frota e encargos trabalhistas. Ao @viuitauna, Neider já havia dito, na véspera, que haveria o reajuste. O argumento apresentado pelo prefeito foi de que “a planilha (de custos) demonstra a necessidade e será o segundo realinhamento em três anos de governo”.
FACTÓIDE Em entrevista ao jornal Folha do Povo desse sábado (28), Neider diz que os questionamentos da Câmara em relação à Autotrans compõem um factóide. Na avaliação do prefeito, o transporte coletivo de Itaúna é “infinitamente superior à média da região”, onde, segundo ele, nenhuma cidade oferece meio passe escolar, wi-fi gratuito e aplicativo de tempo de chegada dos ônibus.
“Temos o transporte coletivo que cobre 97% da área urbana e também faz toda a zona rural. Isso é um ponto extremamente positivo porque as pessoas conseguem fazer as interconexões necessárias sem ter muita dificuldade. O número de horários nas linhas é infinitamente superior ao das cidades vizinhas. Ou seja, se diminuirmos os horários, conseguimos reduzir tarifa, mas não acredito que fosse bem aceito pela comunidade, já adaptada a essa realidade”.
TERMINAL DE INTEGRAÇÃO O prefeito prometeu executar o projeto de Terminal Urbano de Integração, projeto desenvolvido pela Autotrans em parceria com o Cefet-MG que prevê a integração das linhas do transporte coletivo em um terminal, situado no quarteirão da Rua Zezé Lima entre Manoel Gonçalves e João de Cerqueira Lima. O benefício permitirá ao usuário embarcar em uma segunda linha de ônibus sem pagar outra passagem. O projeto foi revelado pela coluna Ponto de Vista.
“O que precisamos fazer é racionalizar as linhas e para isso precisamos construir a Estação de Integração, trabalho que está sendo feito pelo grupo de trânsito do Cefet-MG, que é o mais especializado na área no Estado e deve entregar o estudo nos próximos 10 dias. Aí teremos a oportunidade de trabalhar a integração”, prometeu Neider à Folha.