@viuitauna
Começa na próxima segunda-feira (7) e vai até 30 de novembro campanha de vacinação contra o Sarampo em Itaúna. A mobilização da Secretaria Municipal de Saúde terá duas etapas, voltadas à crianças não vacinadas de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e adultos não vacinados, de 20 a 29 anos, além de dois Dia D, em 19 e 30 de outubro. Em 19 de setembro a cidade teve o primeiro caso confirmado no Centro-Oeste do Estado em 2019. A vítima, uma jovem de 20 anos residente no bairro Cidade Nova, foi diagnosticada depois ter contato com pessoas de São Paulo, onde há um surto da doença.
Último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 2 de outubro, aponta que desde o início do ano foram confirmados 34 casos de Sarampo em Minas Gerais. Quatro desses casos ocorreram no 1° trimestre de 2019, em residentes de Belo Horizonte, Contagem e Betim que tiveram contato com um viajante da proveniente da Europa.
A partir de julho, o número de suspeitas aumentou, totalizando 1.348 notificações em 206 municípios mineiros. A maioria dos 30 casos confirmados nos últimos 90 dias é relacionada à importação do vírus de São Paulo.
ETAPAS DE VACINAÇÃO Na primeira etapa da campanha, até o dia 25, nas unidades de saúde da área urbana, a vacinação será destinada à crianças não vacinadas com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D dessa etapa será em 19 de outubro, sábado. Para participar, os pais devem levar a caderneta de vacina e o cartão do SUS das crianças. De 18 a 30 de novembro acontece a segunda etapa, para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D dessa etapa está marcado para sábado, 30. Todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionarão das 8h às 16 horas, para ampliar o acesso à prevenção.
“É essencial que os pais levem seus filhos ao posto de saúde, munidos da caderneta de vacina e cartão do SUS, para verificação, pois, é a única forma de proteção à doenças graves. A vacina contra o Sarampo é tríplice viral e previne ainda a caxumba e a rubéola. Então, a população deve ficar atenta”, afirma a gerente Superior de Saúde, Maria Izabel Dâmaso.
CASO NA CIDADE A paciente vítima de sarampo em Itaúna deu entrada no pronto-socorro do Hospital Manoel Gonçalves no dia 8 de agosto e foi vacinada para evitar a evolução da doença, sendo liberada para repouso em casa. O caso foi confirmado através de técnica laboratorial de sorologia.
SAIBA MAIS
O que é e como diagnosticar o Sarampo
O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância.
Sintomas iniciais: febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares; tosse, coriza, rinorréia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral).
A evolução da doença pode originar complicações infecciosas com amigdalites (mais comum em adultos), otites (mais comum em crianças), sinusites, encefalites e pneumonia, que podem levar à óbito. As complicações frequentemente acometem crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Transmissão: de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.