@viuitauna
No último fim de semana, dois acidentes envolvendo ônibus, no Leonane e no bairro das Graças, acenderam o alerta sobre a dupla função dos motoristas e a manutenção do transporte coletivo em Itaúna. O @viuitauna recebeu informações de que em apenas 15 dias a Autotrans atendeu nove ocorrências de socorro à coletivos, além de sofrer com um desfalque no quadro de motoristas.
A concessionária não desmente os socorros apontados, mas justifica que de 16 mil viagens realizadas por mês, o índice de ocorrências está abaixo de 0,01%. “Temos uma rotina rigorosa de manutenção, e trabalhamos sempre para prestar um serviço cada dia melhor”, afirma. A respeito dos motoristas, a Autotrans reconhece que há oportunidades de emprego em aberto na agência do SINE, mas afirma que as vagas costumam ser preenchidas rapidamente. No processo de seleção é dada prioridade a quem já trabalha na empresa.
A situação preocupa o gerente da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Audrey Ferreira Leite, que se reuniu na tarde desta terça-feira (8) com a gerência operacional da Autotrans. Leite diz desconhecer um desfalque no quadro dos motoristas, mas cobrou uma postura mais enérgica da empresa para a redução no número de acidentes. O representante da Prefeitura de Itaúna também cientificou sobre a necessidade de treinamento contínuo, incluindo a direção defensiva.
“Não podemos lidar como normal esse tipo de acontecimento, estamos lidando com vidas, o bem mais precioso. A DMTT não será conivente ou cruzará os braços com negligência ou imperícia, e aplicara o que for necessário para redução destes índices. A empresa prometeu reduzir os índices nos próximos dias para mitigação dos problemas”, explica o gerente.
Confira o comentário no quadro Ponto de Vista do Jornal Cidade em Notícia:
https://www.facebook.com/TVCIDADEITAUNA/videos/2351383308324346/
ACIDENTES Em nota enviada ao @viuitauna, a Autotrans justificou que no primeiro acidente, no sábado (5), no bairro Leonane, uma picape ignorou a placa de Pare e colidiu com o ônibus, sem qualquer culpa do motorista do coletivo. Sobre a colisão de domingo (6), na rua Antônio Corradi, que atingiu dois carros estacionados em frente a um bar, a empresa diz que as causas são apuradas. Nas redes sociais, um popular aponta possibilidade de falha mecânica, já que a direção do coletivo estaria desalinhada.
“Acidentes são raros e sempre investigados. Estamos sempre atentos e se descobrirmos que houve um acidente proposital, será causa para demissão imediata”, garante a concessionária.
Matéria atualizada às 9h25 de 9/10/2019 com novas informações