@viuitauna
A ordem de serviços para a reforma do Museu Municipal Francisco Manoel Franco foi assinada pela Prefeitura de Itaúna em 31 de janeiro, como parte da revitalização no entorno da Praça João Pessoa – chamada de Praça da Estação. O prazo inicial de entrega, previsto em contrato, era de cinco meses. Passados nove meses, a obra ainda não foi concluída, mas, de acordo com o Poder Executivo, está em estágio avançado.
O Museu faz parte do Centro Histórico de Itaúna e estava interditado há mais de cinco anos, por causa da situação precária do imóvel, com riscos de desabamento. A reforma orçada em cerca de R$ 180 mil é financiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Fumpac) e contempla melhorias no telhado, restauração da rede elétrica e hidráulica, banheiros, pintura e acessibilidade para portadores de deficiências e pessoas com mobilidade reduzida.
Além das peças que fazem parte da memória de Itaúna, com exposição permanente, haverá salas para exposições itinerantes e também uma cafeteria. A proposta da Prefeitura é integrar o museu a Praça da Estação, com a criação de um espaço adequado para apresentações artísticas e convivência da população.
108 ANOS DE HISTÓRIA Em 1º de julho, a antiga Estação Ferroviária da cidade, que abriga o museu, completou 108 anos de existência. O primeiro trem chegou à Itaúna em 10 de março 1910, mas a Estação só foi inaugurada no ano seguinte, segundo o Rotary Itaúna.
Ganho incomensurável para a memória de Itaúna. Exemplo a ser seguido. Há tanta coisa para ser feita pela memória de Itaúna… Nem que seja uma a uma… lento ou rápido… o importante é ser feito!