@viuitauna
Uma campanha iniciada em setembro do ano passado em sete lojas de uma rede de supermercados de Itaúna já arrecadou R$ 35 mil ao Hospital Manoel Gonçalves. O valor, doado por meio do troco das compras de clientes, foi utilizado na compra de equipamentos que, segundo o setor de Comunicação e Marketing do hospital, trouxeram melhorias para a infraestrutura dos atendimentos.
Ao longo de 12 meses a arrecadação possibilitou a aquisição de dois aparelhos de ar condicionado, para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e a Sala Vermelha, quatro computadores, distribuídos entre a Sala Vermelha, a Sala de Observação, o Departamento Pessoal e o setor de Tecnologia da Informação (TI), duas impressoras, a reestruturação do setor de TI da Hemodiálise e um switch, aparelho que pretende melhorar o tráfego de informações e a segurança da rede interna do hospital.
A entidade ressalta que é patrimônio de Itaúna e a população da cidade e municípios vizinhos recorrem ao Manoel Gonçalves em momentos de necessidade, já que é o Pronto Atendimento 24h, mantido por meio de convênio com a Prefeitura, é o primeiro atendimento em casos de urgência e emergência.
“O hospital agradece a todos que tem contribuído com a campanha e pede que continuem a doar, pois cada centavo faz grande diferença”, completa a entidade.
SAIBA MAIS
Aumento de atendimentos pouco urgentes
Na semana passada o hospital divulgou nota à imprensa para esclarecer o fluxo de atendimentos do Pronto Atendimento 24h, de acordo com a classificação do Protocolo de Manchester em cinco cores, conforme a gravidade de cada caso. O posicionamento surgiu depois de vereadores criticarem o serviço prestado.
De 2018 para 2019 o número de pessoas que procuraram o Manoel Gonçalves para casos pouco urgentes, que podem aguardar até 120 minutos ou serem direcionados à Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itaúna, passou de 29.223 para 33.919, aumento de 4.969 atendimentos. O total de casos azuis, em que não há urgência, conforme o protocolo, também cresceu, de 383 no ano passado para 500 nesse ano.
Conforme o hospital, exames de imagem e laboratoriais realizados no Pronto Atendimento 24h são somente para atendimentos de urgência e emergência. As consultas ambulatoriais são realizadas pelas UBS de cada bairro, por meio de agendamentos, e atestados médicos só serão fornecidos em condições clínicas incapacitantes e após avaliação criteriosa do médico.
“O Pronto Socorro é de responsabilidade da Prefeitura de Itaúna e até o presente momento é administrado pelo hospital, sendo que todos os serviços contratados têm sido realizados, mesmo com o repasse por parte da Prefeitura frequentemente feito com muito atraso”, critica a nota.
Confira o comentário no quadro Ponto de Vista do Jornal Cidade em Notícia:
https://www.facebook.com/TVCIDADEITAUNA/videos/759124444515540/