Secretário de Estado de Meio Ambiente anuncia projeto-piloto para coleta seletiva em Itaúna; “Zema virá ainda em novembro”, promete

Bruno Freitas
@viuitauna

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, anunciou nesta terça-feira (12) um projeto-piloto para coletiva seletiva em Itaúna nos próximos 18 meses. A iniciativa, realizada por meio de uma parceria com uma rede de supermercados, tem como objetivo conscientizar os consumidores a separar o lixo por meio de sacolas biodegradáveis, auxiliando o trabalho da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (Coopert).

Vieira esteve em Itaúna pela manhã representando o governador Romeu Zema (Novo) durante a abertura do 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento, evento realizado até quinta-feira (14) pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) Regional de Minas Gerais que propõe a discussão de melhores práticas na gestão do saneamento nos municípios mineiros.

A meta para a política local de resíduos, segundo o secretário, é destinar apenas 20% do lixo gerado para o aterro sanitário de Itaúna, aumentando a vida útil do local.

“Queremos que a população tenha um engajamento ainda maior na separação dos resíduos, facilitando o trabalho da cooperativa e aumentando a vida útil do aterro sanitário, para que ele tenha mais anos de produção e espaço suficiente. Na medida que o lixo chega de forma mais bem separada, os catadores ganham em escala. A Coopert perde muito tempo hoje tendo de separar os resíduos. É uma política de ganha ganha”, afirma Vieira.

Nos supermercados que aderirem ao programa, o consumidor itaunense encontrará sacolas para a destinação de lixo orgânico e seco, identificadas por cores distintas. Numa segunda fase do projeto, aponta o secretário, o lixo orgânico poderá ser destinado à geração de energia e gás.

Após o evento, secretário visitou a sede da Coopert e se reuniu com representantes da rede de supermercados

Presidente da rede de supermercados, Alexandre Maromba apontou ao secretário a pretensão criar ecopontos para o recolhimento de itens como lâmpadas fluorescentes.

COMPROMISSO Ao @viuitauna, o representante da pasta do meio ambiente disse que Zema virá à Itaúna ainda em novembro. Segundo o secretário, o governador se dedicou essa semana à projetos de lei de ajustes de contas na Assembléia Legislativa. “O compromisso dele é estar em Itaúna ainda nesse mês de novembro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Grupo Rádio Clube de Itaúna demite quatro funcionários em razão de crise; entenda!
Next post Neider aponta novo prazo para a conclusão das obras da ETE: primeiro semestre de 2020