@viuitauna
Uma nova forma de ensino voltada à criatividade, estímulo ao raciocínio lógico e o trabalho em equipe, a robótica, oferecida em escolas especializadas de Itaúna, também é incentivada na rede pública de Itatiaiuçu. Um torneio promovido pela ArcelorMittal pelo segundo ano consecutivo reuniu cerca de 200 crianças de seis escolas da cidade. A final teve como vencedores escolas das comunidades de Pedras, do bairro Robert Kennedy e de Vieiras.
O projeto começou com a capacitação dos professores e segue trabalhado em em sala de aula, desenvolvendo as habilidades. Além disso, tem como objetivo contribuir para melhoria do ensino e aprendizagem de Cências, buscando o interesse dos alunos para as carreiras de Exatas, Ciência e Tecnologia.
A novidade em 2019 foi o encerramento com a realização de um torneio envolvendo todos os participantes. “As escolas realizaram uma competição interna, da qual saiu a equipe campeã local. O torneio foi uma disputa entre os primeiros lugares de cada uma das instituições de ensino participantes”, afirma a secretária de Educação de Itatiaiuçu, Sheila Esteves da Silva.
A Escola Municipal Arminda Evangelista Ferreira, da comunidade de Pedras, conquistou o primeiro lugar. Já a Escola João Marques Machado, do bairro Robert Kennedy, ficou em segundo lugar, e a Escola Municipal João Gomes Ferreira, da comunidade de Vieiras, em terceiro.
O projeto integra o programa ArcelorMittal Ciências, desenvolvido em parceria com a Fundação ArcelorMittal, com foco na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e contempla ainda a observação astronômica, realizada em Itatiaiuçu no mês de maio.