Redução da tarifa do transporte coletivo deve ser barrada por nova Comissão; entenda!

Bruno Freitas
@viuitauna

Depois de a Câmara aprovar o Decreto Legislativo 02/2019, para reduzir a tarifa do transporte coletivo em Itaúna, a Prefeitura instaurou uma nova Comissão Mista com objetivo de analisar a revisão. Uma primeira reunião foi realizada ontem (13) pelo grupo, composto por representantes da Autotrans/Viasul, Prefeitura, Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e o vereador Márcio Gonçalves Pinto, o Marcinho Hakuna (PSD). O percentual de 6,83% aprovado pelo prefeito Neider Moreira (PSD) supera em 2,48% o indicado pela Comissão Permanente de Análises de Planilhas de Custo do Poder Executivo, responsável por analisar o aumento que elevou a passagem de R$ 3,75 para R$ 4, em 23 de setembro.

A tendência é de que, acrescida dos dados de gratuidade, a redução da tarifa seja barrada após os novos trabalhos. Ao @viuitauna, Neider disse não sancionará o decreto, aprovado por unanimidade pelos vereadores na reunião de terça-feira (12).

De autoria do vereador Joel Arruda (PSD), o projeto da Câmara suspende o Decreto nº 6.988, de 19 de setembro de 2019, que autoriza o reajuste. O texto foi aprovado com emenda da vereadora Otacília Barbosa (PV), especificando a aplicação do percentual de 4,35% até que a Prefeitura apresente uma justificativa para o reajuste aplicado.

Fontes ouvidas pelo @viuitauna apontam que a Autotrans/Viasul não disponibilizou à comissão anterior dados consolidados referentes à gratuidade de idosos, razão pelo qual os 28 mil a 34 mil passageiros/mês não foram considerados no cálculo anterior da tarifa. A concessionária contesta e afirma que protocolou em 25 de maio um relatório com as informações.

Em ofício enviado à Câmara, a Autotrans/Viasul aponta que identificou diversos erros no trabalho da comissão anterior e se aprovada, a redução da tarifa impactaria em um prejuízo mensal de R$ 106.340 na operação dos ônibus em Itaúna. Foram apontadas inconsistências no cálculo da quantidade de coletivos, custo por quilômetro rodado, depreciação da frota e total de passageiros transportados. A Comissão Permanente de Análises de Planilhas de Custo teria apontado um quantitativo de 439.201, enquanto a concessionária apurou um volume de total 409 mil passageiros.

BILHETAGEM ELETRÔNICA Ao @viuitauna, a concessionária alega ainda que sempre esteve à disposição da comissão anterior e o relatório de gratuidade foi elaborado com os dados provenientes da bilhetagem eletrônica, em operação em Itaúna há mais de 10 anos.

“Além de prática, a bilhetagem eletrônica é um sistema muito confiável. O relatório da bilhetagem eletrônica é detalhado e muito completo, constando data e hora da utilização, tipo de gratuidade, nome do usuário e linha utilizada. Ou seja, um relatório extremamente seguro. Não entendemos porque este documento de grande importância não foi considerado pela comissão”, sustenta a assessoria de imprensa da Autotrans/Viasul.

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