Casal de itaunenses dá entrada no Pronto Atendimento 24h após consumir a cerveja Belorizontina

@viuitauna

Um casal de itaunenses procurou o Pronto Atendimento 24h do Hospital Manoel Gonçalves na tarde desta terça-feira (14) depois de consumir um lote da cerveja Belorizontina, da Baker. A mulher, de 23 anos, acompanhada do namorado, apresentava sintomas leves. Ambos passaram pela triagem. O protocolo definido pela Secretaria de Estado de Saúde foi seguido, de acordo o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, e exames médicos recomendados, colhidos. Partes dos exames será encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (Funed), na capital mineira. O Hospital confirma que o casal passou pela triagem, porém sustenta que ambos não aguardaram o atendimento médico.

A cerveja, segundo relato do casal à um profissional da unidade de saúde, foi consumida na última quinta-feira (9), depois de ter sido adquirida em uma rede de supermercados de Itaúna. Questionada no fim da tarde de ontem pelo @viuitauna se os três lotes em que foi detectada a presença de dietilenoglicol – L1 1348, L2 1348 e por último, L2 1354 – chegaram a ser comercializados na cidade e retirados das gôndolas, a empresa ainda não se pronunciou. Em uma das unidades da rede, na noite de ontem, não haviam produtos da Baker à venda.

Em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Itaúna afirma que a bebida ingerida está entre os lotes suspeitos de contaminação e que o homem a mulher foram avaliados quanto à possíveis sintomas conforme orientações da Nota Técnica nº 1/COES-MG.

“No caso do homem, foi descartada qualquer intoxicação exógena por dietilenoglicol. Em relação à mulher, foram coletados exames que serão enviados à Funed, para averiguação”, afirma a Prefeitura.

VENDAS SUSPENSAS Também nesta terça-feira a Vigilância Sanitária de Itaúna anunciou que percorrerá o comércio com o objetivo de interditar lotes e suspender vendas da cerveja Belorizontina. Em nota, a Prefeitura de Itaúna afirma que o órgão de fiscalização itaunense apenas orientará quanto à proibição de venda da bebida. “Os estabelecimentos ficarão como fiéis depositários do produto interditado e a fabricante procederá o devido recolhimento das garrafas em momento oportuno”.

Último boletim emitido pela Secretaria de Estado de Saúde aponta que pelo menos 17 pessoas apresentam suspeita de síndrome nefroneural causada por intoxicação exógena, em seis municípios mineiros. Todos os pacientes listados consumiram a cerveja da Baker. De acordo com o órgão, investigações realizadas em conjunto com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte indicam que os pacientes “apresentaram os primeiros sintomas após ingerir a cerveja”.

SINTOMAS DA SÍNDROME Pacientes começaram a apresentar os primeiros sintomas na segunda quinzena de novembro. No início, associados a problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dores abdominais. Em até 72 horas o quadro evolui para insuficiência renal aguda, somada a alterações neurológicas, como paralisia facial e descendente, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente) e alteração de sensório.

Matéria atualizada às 13h37 de 15/1/2020 com novas informações

One thought on “Casal de itaunenses dá entrada no Pronto Atendimento 24h após consumir a cerveja Belorizontina

  1. Eu e meu marido compramos a belorizontina do lote L2 1354 no Supermercado Rena da Prainha, quando vimos os dois primeiros lotes ja jogamos fora, depois que saiu que esse tb estava contaminado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post #Vídeo Ponto de Vista: o que esperar de 2020 e a Itaúna do futuro?
Next post Carnaval 2020 de Itaúna será lançado pela Prefeitura nesta quarta (15) e cobrança dos blocos por isenções promete polêmica; entenda!