@viuitauna
Depois de a vereadora Otacília Barbosa (PV) denunciar, na reunião da Câmara da última terça-feira (11), o caso de um homem que procurou Lacimar Cezário, o Três (PSL), para realizar uma cirurgia na coluna – prática conhecida como fura fila do SUS –, vazou um áudio em que o secretário Municipal de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, aconselha o vereador a agilizar procedimento pelo Sistema Único de Saúde. Na gravação, Meira diz a Três que necessita saber informações detalhadas sobre qual cirurgia é indicada para paciente, para então interná-lo e depois transferi-lo.
A Prefeitura de Itaúna alega que o áudio está “fora de contexto”, não expressa consonância acerca dos fatos denunciados e a Secretaria Municipal de Saúde sempre seguiu o protocolo em relação à cirurgias de alta complexidade, via Central de Regulação. O caso é investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O promotor de Justiça Weber Augusto Rabelo Vasconcelos afirma que não há nenhuma informação a ser repassada à imprensa.
No áudio, o secretário de Saúde chega a citar um hospital e um médico que atendeu o paciente. Meira ressalta que nem todo ortopedista aceita a prática e que a prática talvez não seja a mais indicada. O homem apontado por Otacília sofre com graves dores na coluna desde que realizou um primeiro procedimento, em 2015. Desde então tenta realizar uma nova cirurgia.
“Fala Três, bom dia! Na verdade, bicho, eu preciso saber qual cirurgia é indicada para ele. Porque eu vou chegar para o ortopedista que estiver de plantão lá e falar que eu preciso internar um paciente aqui, para ele ser transferido. Mas ele vai ser transfeirdo por que? Não, porque ele vai fazer uma cirurgia. Qual cirurgia? Ah, é na coluna. Mas qual cirurgia na coluna? Porque tem de colocar lá na evolução dele, entendeu? Então eu preciso ter mais detalhes do caso. No sentido de, olha a cirurgia indicada é essa, o médico é esse, é esse o hospital. É, né, que você já passou, que é o São Francisco, Dr. Cristiano. Mas, para eu tentar fazer essa ponte lá, entendeu? Porque não é fácil, não é uma coisa que a gente faz todo dia. Nem todo ortopedista aceita. Não é uma prática talvez mais indicada, né? Mas aí eu preciso de mais detalhes, principalmente do caso em si, se ele tiver exames, alguma AIH (Autorização de Internação Hospitar) já aberta, entendeu? Valeu, abraço”, diz o secretário no áudio.
CITADO POR TRÊS Em entrevista à TV Cidade, Fernando Meira afirma que um dos áudios em que é citado por Três aconselhando a esposa do homem, não procede e não houve nada de incorreto da sua parte. “Foi uma citação totalmente incorreta. Nossos procedimentos são regulados de forma totalmente legal, sem nenhuma intervenção de terceiros”, garante.
OUTRO LADO O @viuitauna entrou em contato nesta quinta-feira (13) com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itaúna solicitando um posicionamento de Fernando Meira e do Poder Executivo. Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que, conforme o protocolo de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente apresenta o pedido médico, entra em uma fila de espera, de acordo com critérios de urgência e gravidade, e aguarda liberação de vagas em Divinópolis ou Belo Horizonte. “Em nenhuma destas fases há interferência de terceiros”, ressalta a Prefeitura.
“De praxe, quando solicitado por qualquer cidadão, o Secretário de Saúde explica apenas o modus-operandi entre o pedido e a realização da cirugia, não realizando ou prometendo qualquer interferência no decurso do processo, o que incorreria no descumprimento dos princípios da Administração Pública. A citação do nome de Fernando Meira aconteceu de forma equivocada e destoa de sua linha de atuação”, completa a nota.
NOTIFICAÇÃO Perguntado pelo @viuitauna na terça-feira (11) sobre o agendamento do SUS, Lacimar Cezário disse que é vítima de perseguição política, não foi notificado a respeito e está à disposição da Justiça.
Acho triste as coisas que acontecem em Itaúna e ficam impune,sem palavras