@viuitauna
Recentemente a Prefeitura de Itatiaiuçu adquiriu cinco novos ônibus para operação do Tarifa Zero, serviço gratuito disponibilizado desde 2015 em seis linhas do Município. A ampliação passou de três para pelo menos dez o quadro de horários que sobrepõem o itinerário da linha intermunicipal 3123 Itaúna/Pinheiros, operada pela Viação Itaúna. Alegando queda de passageiros transportados e receita, a empresa de ônibus reduziu nesta terça-feira (18) para seis o número de viagens diárias até os distritos de Santa Terezinha e Pinheiros, em cada sentido.
Com a medida, válida de segunda a sexta-feira, a maioria dos horários dos ônibus de Itaúna para a cidade vizinha encerram as viagens no Centro de Itatiaiuçu. Nas redes sociais, usuários já reclamam da redução e prometem protestar junto ao prefeito Matarazo José da Silva (PV) em busca de uma solução.
TARIFA ZERO EM ITATIAIUÇU
-Linha 1: Pedras/Medeiros/Alfredo Campos/Rio São João/Povoado de Chaves/Ponta da Serra/Quintas da Boa Vista/Centro
-Linha 2: Retiro dos Bandeirantes/Morro do Peão/Santa Terezinha/Pio XII/Centro
-Linha 3: São Francisco/Robert Kennedy/Centro/Pio XII
-Linha 4: Vieiras/Pinheiros/Centro
-Linha 5: Parque do Lago/Centro
-Linha 6: Samambaia/Curtume/Centro
Perguntada pelo @viuitauna no fim da tarde desta quinta-feira (17) sobre a ampliação do Tarifa Zero em Pinheiros e Santa Terezinha e o atual custo de operação do serviço, a Prefeitura de Itatiaiuçu não se manifestou. A matéria será atualizada assim que o Município se pronunciar.
Confira o comentário do quadro Ponto de Vista do jornal Cidade em Notícia:
https://www.facebook.com/TVCIDADEITAUNA/videos/634351554049764/
CUSTOS DE OPERAÇÃO Implantado por Matarazo em 1° de julho de 2015, o Tarifa Zero de Itatiaiuçu inicialmente operava com quatro linhas, percorrendo o perímetro urbano e interligando distritos ao Centro em três horários (manhã, almoço, tarde). Para a operação, com custo inicial estimado em R$ 52 mil mensais – 1,5% da arrecadação anual –, foram adquiridos quatro micro-ônibus de 22 lugares. Cada veículo custou R$ 196,5 mil.
A intenção do serviço, declarou o então secretário de Transportes e Vias Públicas de Itatiaiuçu, Valmir Barbosa dos Santos, era atender a população de baixa renda, que trabalha e depende do transporte. “Muita gente que anda de ônibus ganha salário mínimo. O planejamento é atender 100% das áreas urbana e rural”, adiantou Santos, na ocasião.