@viuitauna
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 2.380 doses para o segundo dia de vacinação contra o vírus Influenza H1N1 em Itaúna. O novo lote será aplicado nesta sexta-feira (27), a partir das 8h, em 15 pontos de apoio na cidade. A maioria das doses, conforme apurado pelo @viuitauna, será distribuída na região central. Pela primeira vez haverá um drive-thru na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, para aplicação das vacinas antigripais dentro do carro.
A Prefeitura pede calma à população para não correr desenfreadamente aos pontos de atendimento. Os públicos alvos da campanha são idosos e profissionais da Saúde. Novas remessas deverão chegar à cidade nos próximos dias, garante o Poder Executivo.
Na segunda-feira (23) o lote inicial de 3 mil vacinas esgotou logo nas primeiras horas da manhã. As filas e aglomerações de idosos em locais como a Praça Dr. Augusto Gonçalves foram alvos de reclamações nas redes sociais.
De acordo com a Prefeitura, os atendimentos em pontos de apoio, em vez das unidades de saúde, são realizados afim de evitar “principalmente que idosos estejam expostos a qualquer possibilidade de contágio pelo coronavírus”.
DOSES EM DOMICÍLIO Na região, municípios vizinhos adotaram diferentes estratégias. Em Itaguara, na região metropolitana de Belo Horizonte, a imunização foi aplicada primeiro em profissionais da saúde, na segunda-feira. Na terça-feira (24), idosos receberam as doses em casa, após visitas de equipes da Saúde. “Não desloque para nenhum local”, orientou a Prefeitura de Itaguara nas redes sociais.
Em Divinópolis, o drive-thru foi aplicado nos centros de Saúde Central e São José. Mais unidades devem aderir à modalidade na próxima semana, afirma o secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa. Como estratégia, equipes itinerantes também percorreram hospitais para vacinar profissionais de saúde. Idosos acamados receberam em casa uma equipe da Saúde.
A vacinação contra o H1N1 em Itaúna segue até 16 de abril. A meta é imunizar 9 mil idosos na cidade.