Com isolamento social por coronavírus, queda de passageiros nos ônibus de Itaúna chega a 75,86%

@viuitauna

Com o isolamento social como medida preventiva ao coronavírus – COVID-19 –, cerca de 4.700 pessoas utilizaram diariamente o transporte coletivo de Itaúna ao longo da semana. A queda no número de passageiros em relação à dias úteis chega a 75,86%, segundo a ViaSul, e o cenário preocupante “pode inviabilizar o serviço”, alerta a concessionária.

Em dias normais, a média diária de passageiros transportados na cidade é 19.500. Desde quinta-feira (26) os ônibus circulam com quadro de horários de domingo.

A Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) justificou a redução de viagens como necessária ao atual cenário epidemiológico, em que houve redução na demanda do transporte coletivo. “Muitas pessoas estão trabalhando em domicílio e as escolas suspenderam suas atividades”, afirma a Prefeitura de Itaúna.

Em nota divulgada pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Minas Gerais (FETRAM), o presidente da entidade e diretor da ViaSul, Rubens Lessa, afirma que a forte queda de receita e demanda pode levar o sistema ao colapso nos próximos dias. A receita para pagamento de funcionários e abastecimento dos ônibus, segundo ele, já está comprometida.

“Nas empresas que prestam o serviço urbano e metropolitano, a queda chegou a 70%. Isso significa que as despesas financeiras ficaram muito acima do custo de operação. 50% da receita é para pagar a folha de pagamento e 25% para a compra de óleo diesel. O reflexo já é sentido em empresas que estão sem condições financeiras para arcar com compromissos com funcionários e fornecedores”, aponta Lessa.

Diretor da ViaSul, Rubens Lessa (ao centro) afirma que despesas financeiras ficaram muito acima do custo de operação. Foto: Divulgação/FETRAM

ESCALA MÍNIMA Conforme mostrou o @viuitauna nesta sexta (27), a mesma situação é vivenciada pelas empresas de ônibus intermunicipais. Devido à drástica queda de passageiros, as concessionárias reduziram o quadro de horários para cidades como Belo Horizonte, Divinópolis e Itatiaiuçu à escala mínima. Os embarques tem sofrido constantes ajustes, de acordo com a demanda de usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Ônibus intermunicipais operam em escala mínima de viagens em Itaúna; confira o quadro de horários!
Next post Carreata em apoio à Bolsonaro pede a reabertura do comércio; idéia, segundo líder, foi de empresários