Decreto flexibiliza funcionamento de serviços em Itaúna até segunda (6); confira o que passa a valer

@viuitauna

O prefeito Neider Moreira (PSD) publicou no fim da tarde desta terça-feira (31) um novo decreto que consolida os anteriores e flexibiliza o funcionamento de serviços em Itaúna até a próxima segunda-feira (6), na prevenção ao novo coronavírus – COVID-19. No texto da portaria 7/2020, estão mantidos os atendimentos em atividades consideradas essenciais e assistenciais, como açougues, casas lotéricas, chaveiros, farmárcias, lavanderias, lojas de materiais de construção, padarias e supermercados, desde que adotadas medidas de higiene e de controle de acesso.

A maior alteração é a permissão, citada no artigo 4, de funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, desde que com as portas “preferencialmente fechadas” ou “barreiras que impeçam o acesso irrestrito de clientes”. Entre os serviços liberados estão atividades contábeis e jurídicas, barbearias, bares, clínicas veterinárias, depósitos de bebidas, lanchonetes, marmorarias, salões de beleza, seguradoras, serralherias, oficinas mecânicas, restaurantes, transporte e entrega de cargas em geral.

Centros de comércio, lojas e galerias de lojas, além de serviços relacionados à telecomunicações e internet, permanecem com proibição de atendimentos presenciais. As escolas não tem previsão de retomada das aulas.

Parte do comércio de Itaúna está fechado desde o dia 19; cenário deixa ruas desertas. Foto: Daniel Oliveira

Nas redes sociais, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Itaúna) publicou nota informando que o comércio continua fechado em Itaúna.

PRÓXIMA SEMANA Novas medidas serão anunciadas pelo Município no início da próxima semana, explicou Neider em vídeo. “Temos de evitar ao máximo contaminação maciça em um curto intervalo de tempo, sobrecarregando o sistema de saúde. Não sabemos a ajuda financeira que a União dará aos municípios, o que terá naturalmente terá de acontecer. Até o início da próxima semana teremos uma ideia mais real de como vai se portar a disseminação dessa pandemia, para que possamos voltar a conversar com cada um de vocês”, diz o prefeito de Itaúna.

As restrições que fecharam parte do comércio em Itaúna foram anunciadas no último dia 19, pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), e suspendem os alvarás de localização e funcionamento com atividades de potencial aglomeração de pessoas.

2 thoughts on “Decreto flexibiliza funcionamento de serviços em Itaúna até segunda (6); confira o que passa a valer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Em vídeo, consumidor indignado cobra redução do preço da gasolina em Itaúna, o maior da região; entenda!
Next post Câmara inicia oitivas da CPI da Rachadinha; Lacimar Cezário, o Três, deverá ser ouvido na próxima terça (7)