Bruno Freitas
@viuitauna
Além da ArcelorMittal, a Usiminas, outro grande player de mineração na região, adotou medidas de enfrentamento à pandemia de COVID-19. Com cerca de 2,5 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, nas minas Central e Oeste, em Itatiaiuçu, a empresa descarta possíveis demissões, mas sustenta que para diminuir o fluxo nas áreas operacionais suspendeu temporariamente a execução de projetos não essenciais.
No atual cenário, as equipes administrativas, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos trabalham em casa. Entre as ações adotadas estão aferição de temperatura, suspensão da entrada de visitantes, restrição de reuniões e o fechamento por tempo indeterminado de áreas de convivência – como biblioteca, lanchonete e sala de descanso –, afim de evitar aglomerações. Os ônibus que transportam os funcionários circulam com 50% da capacidade e espaçamento entre os ocupantes.
As medidas são consideradas pela empresa fundamentais para manter o abastecimento do mercado de minério de ferro. A Mineração Usiminas (Musa) garante seguir em ritmo normal de produção e vendas.
“A empresa vem trabalhando fortemente para manutenção dos empregos diretos e indiretos que gera na região. Desde o início da pandemia, atuamentos preventivamente, de forma intensiva, reforçando a cada dia as medidas adotadas contra o coronavírus, com o objetivo de preservar a saúde e a segurança dos colaboradores, próprios e terceiros, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e comunidades do entorno”, afirma, ao @viuitauna.
MÁSCARAS E DOAÇÕES Fora a prevenção, a Musa investiu na produção de 35 mil máscaras de proteção. Confeccionados pela Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), os itens são distribuídos aos colaboradores, mas também serão destinados a instituições como a Prefeitura e a Polícia Militar de Itatiaiuçu. A mineradora pretende ainda doar equipamentos, materiais e recursos financeiros ao Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna, e iniciou uma ação voltada a 450 caminhoneiros prestadores de serviço, que recebem kits de alimentação e higiene, com material informativo sobre cuidados no dia a dia e sintomas da doença.
USIMINAS NA REGIÃO
- 3 minas (Central, Oeste e Leste)
- 2 em operação
- 2,5 mil colaboradores em Itatiaiuçu
PERFIL Joint venture firmada em 2010 a partir de uma parceria com o grupo japonês Sumitomo Corporation, a Mineração Usiminas tem capacidade para produzir até 12 milhões de toneladas de minério por ano, de acordo com o site da empresa.
Entre os tipos de minério produzidos estão granulado ou lump ore, de maior tamanho e usado diretamente em alto-fornos para produção de ferro gusa; sinter feed, um tipo de minério mais fino; e o pellet feed, comumente misturado ao sinter feed ou ao processo de pelotização, transformando o fino de minério em pelotas que serão carga nas siderúrgicas.
SAIBA MAIS:
Intervenções artísticas reforçam prevenção à COVID-19
Em outra frente de atuação para sensibilizar os colaboradores das medidas de proteção, a Musa e a Usiminas promovem intervenções artísticas nas áreas externas. Com o apoio do Instituto Usiminas, as unidades em Itatiaiuçu, Ipatinga e Cubatão, na Baixada Santista, receber artisas que interagem com as equipes, reforçando de forma descontraída as orientações de saúde, como o uso da máscara, respeito ao espaçamento nas filas, higienização das mãos e objetos pessoais. Na Musa, a ação conta com a participação dos personagens Odete e Roberto, uma “mãezona” e seu marido, da Descarga Companhia de Comédia de Itaúna.