@viuitauna
Uma operação da Polícia Civil em conjunto com o Procon do Ministério Público fiscaliza postos de combustíveis de Divinópolis, Itaúna e Itatiaiuçu. A ação iniciada nesta quarta-feira (6) busca apurar possíveis práticas de abusos de preços ao consumidor. No total, serão vistoriados mais de 70 estabelecimentos da região.
A ação tem a frente o delegado Regional Leonardo Pio e o inspetor Paulo Henrique dos Santos, com a participação da Coordenação do Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Em 2020, a redução de preços acumulada nas refinarias supera os 50% para a gasolina e 35% para o diesel, enquanto nos postos houve queda acumulada de 9% e 12%, em média, em todo o país.
Em 1° de abril, a Promotoria de Justiça de Proteção e Defesa do Consumidor do MPMG instaurou procedimento investigatório e recomendação aos postos de Itaúna e Itatiaiuçu para reduzir os preços dos combustíveis, acompanhando a queda acumulada de 43,5% nas refinarias nos três primeiros meses de 2020. A orientação surgiu depois de o Procon Itaúna notificar os estabelecimentos.
No último dia 17, o Procon Itaúna encaminhou ao promotor Weber Augusto Rabelo denúncia de dano coletivo e crimes contra a economia popular, por prática abusiva, preços abusivos e vantagem excessiva face ao consumidor. O relatório possui mais de 400 páginas.
PREÇO MAIS ALTO DA REGIÃO Levantamento publicado pelo @viuitauna em 31 de março, apontou que o preço médio da gasolina e etanol em Itaúna era o mais alto da região, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Cidadãos realizaram um protesto nas ruas, em 4 de abril, e grupos foram criados no aplicativo de conversas WhatsApp para acompanhar os reajustes de preços nos postos de Itaúna.