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Depois da polêmica em torno da instalação de quatro novos semáforos, a Prefeitura estuda a realização de uma campanha educativa para conscientizar a importância da travessia segura nas faixas de pedestres da Praça Dr. Augusto Gonçalves. A Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) alega, por outro lado, que faltam colaboradores e parceiros para a ação, em meio a pandemia de COVID-19. Nesta terça-feira (14) uma mulher foi atropelada por um motociclista próximo ao Banco do Brasil, enquanto atravessava a via.
Ao @viuitauna, a gerente de Trânsito, Cíntia Valadares, explica que oficiais do Tiro de Guerra não foram liberados para ajudar na realização da campanha. Outro problema é a proibição de aglomerações durante a pandemia, ainda que o caráter da ação seja educativo. “Vamos estudar outra alternativa”, disse Cíntia, ao ser informada sobre o acidente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher atropelada tem 59 anos e sofreu escoriações nas pernas. Ela teria tentado atravessar com o sinal vermelho. A ocorrência foi registrada por volta das 14h30. Após os primeiros atendimentos, a vítima foi imobilizada e encaminhada ao Hospital Manoel Gonçalves. Um vídeo que circula no WhatsApp mostra a mulher sendo socorrida por populares, ao lado de uma moto caída ao chão.
CRÍTICAS E EXONERAÇÃO Implantados em maio, os novos semáforos da Praça Dr. Augusto tem sido criticados pela população, embora a DMTT estime uma redução no tempo de tráfego parado. A polêmica culminou na exoneração do ex-gerente de Trânsito, Audrey Leite.
Audrey disse em áudio enviado a um radialista de oposição que “tem pedestre na Praça que pula em cima da faixa, sai de trás de árvore. Fica um pedestre atravessando. Parece que a hora que eles vão atravessar, costumar ter problema de osteoporose ou algum tipo de doença e atravessa numa lentidão danada”. O comentário, inicialmente restrito a uma pessoa, viralizou e repercutiu negativamente, culminando no afastamento do profissional.
Conforme mostrou o @viuitauna em setembro de 2019, os semáforos com tempo adaptativo instalados em Itaúna tem o objetivo de ordenar a passagem de pedestres, dando maior fluidez ao trânsito. O sistema funciona a partir de sensores, que detectam uma quantidade mínima de pedestres. A travessia é liberada de acordo com a demanda, evitando que o tráfego seja interrompido pela passagem de apenas uma pessoa.
SAIBA MAIS
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro
De acordo com o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada ou não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo, é considerada infração grave, passível de multa de R$ 195,23.