Bares poderão reabrir em Itaúna nos próximos dias; Prefeitura aguarda classificação do Minas Consciente

@viuitauna

Passados mais de quatro meses de fechamento, desde 23 de março, os bares de Itaúna poderão reabrir as portas nos próximos dias. Conforme mostrou o @viuitauna em primeira mão, no último dia 14, a Prefeitura pretende aderir ao Minas Consciente e aguarda da Superintendência Regional de Saúde (SRS) a classificação da microrregião – composta ainda de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema –, para a tomada de decisão.

Nesta sexta-feira (31), o governo de Minas anunciou que a nova fase do plano passa a valer na quinta-feira (6), avaliando características como tamanho da cidade, logística de atendimento e capacidade assistencial.

A expectativa dos comerciantes é de que o sinal verde ou amarelo para Itaúna, conforme as três novas ondas do Minas Consciente, seja anunciado ainda hoje. Nesta quinta (30), o prefeito Neider Moreira (PSD) se reuniu com representantes da Associação de Bares, Restaurantes, Hamburguerias e Sorveterias (Abrehas), onde garantiu que, se Itaúna se enquadrar já na onda amarela, os bares e restaurantes estarão liberados para retomar o atendimento ao público, seguindo os protocolos de prevenção e distanciamento.

Em nota, a Abrehas disse ainda que entregou ao prefeito um projeto de decreto para embasar a retomada “responsável” do setor.

Em reunião, prefeito Neider Moreira (PSD) disse que bares serão liberados a partir da onda amarela. Foto: Divulgação

OUTRO LADO Procurada pelo @viuitauna, a Prefeitura ainda não confirma adesão ao plano. A assessoria de comunicação diz que aguarda as classificações da microrregião de Itaúna e da macrorregião Centro-Oeste, vinculada, que embasarão o próximo decreto do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à COVID-19.

Apesar da garantia de Neider à Abrehas, Itaúna ainda não aparece entre as 62 microrregiões anunciadas pelo plano do governo nesta sexta. No mapa, todo o Centro-Oeste do estado ainda não foi classificado.

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO No último dia 20, a associação já havia se reunido com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, em busca de uma flexibilização. Na ocasião, ficou definido que um novo estudo epidemiológico será apresentado ao juiz da Comarca e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), após a ação civil pública que levou a Prefeitura a retroceder a flexibilização dos restaurantes.

Microrregião e macrorregião de Itaúna não aparecem em mapa divulgado hoje pelo governo. Foto: Divulgação/Imprensa MG

SAIBA MAIS
Prefeitura lamenta quarta morte por COVID-19

Em nota divulgada nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, lamentaram a morte de um quarto cidadão itaunense por COVID-19. O paciente, um homem de 43 anos, faleceu nesta madrugada. Ele estava internado no CTI do hospital desde o último dia 13 e portava outras comorbidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Três pode ser julgado pela Justiça até o fim do ano; efeito suspensivo reconduz vereador cassado ao cargo
Next post Mineração Usiminas completa dez anos de operações em Itatiaiuçu, após aquisição da J. Mendes