Prefeitura justifica cobrança por fiscalização da COVID-19 nas ruas; homem de 53 anos é 16ª vítima

@viuitauna

Desde o feriado de 7 de setembro aumentaram as aglomerações de pessoas na Jove Soares, em cachoeiras e na região da Barragem do Benfica, em Itaúna. O descumprimento às medidas de distanciamento social preocupa os itaunenses, que acompanham, estarrecidos, uma escalada da COVID-19 na cidade. No fim da tarde desta quinta-feira (1°), a Prefeitura confirmou a 16ª morte de um cidadão: um homem de 53 anos.

Os registros oficiais apontam ainda 21 novos infectados, com ligeira queda de casos ativos – de 119, para 110, totalizando 902, além de 14 pacientes positivos internados no CTI e na enfermaria do Hospital Manoel Gonçalves.

Como justificativa à cobrança para o uso de máscaras e a necessidade de autuação de comerciantes, em desconformidade com os protocolos de prevenção, a Prefeitura de Itaúna afirmou, em nota, que tem continuado com a fiscalização, ainda que os cidadãos não estejam acompanhando uma atuação efetiva nas ruas.

De acordo com o Poder Executivo, “várias ações foram e estão sendo executadas para coibir práticas indevidas seja nos estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços assim como em praças, ruas, além do contato direto com os munícipes, ofertando informações e máscaras”.

A Vigilância Sanitária, junto ao Procon e a Fiscalização de Posturas, atua seguindo as determinações do Minas Consciente, em que Itaúna segue classificada na onda vermelha, porém está na onda amarela, na prática. Desde março foram realizadas 36 atuações pelo Município, dos quais 11 tiveram aplicação de multa do Procon, no total de R$ 35 mil. A Prefeitura aponta ainda que realizou 6.019 notificações, entre denúncias, advertências e orientações a estabelecimentos.

HORÁRIO LIMITADO As denúncias de descumprimento à prevenção da COVID-19, por outro lado, só podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, nos canais da Ouvidoria Pública e do Procon, o que limita a fiscalização nos fins de semana, em que há maior registro de aglomerações.

SAIBA MAIS
Canais de denúncia da COVID-19

Ouvidoria Pública
Tels.: 0800-2835-156 ou (37) 3241-2414
E-mail: ouvidoria@itauna.mg.gov.br

Procon
Tels.: (37) 3241-2202 e 3241-3166

One thought on “Prefeitura justifica cobrança por fiscalização da COVID-19 nas ruas; homem de 53 anos é 16ª vítima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Candidatos reclamam dificuldade para abrir contas partidárias em bancos de Itaúna; entenda!
Next post J. Mendes investe R$ 158 milhões em beneficiamento e filtragem de rejeitos em Piracema e Ouro Preto