Prefeitura promete fiscalizações “surpresa” durante o fim de semana em Itaúna; casos ativos chegam a 284

@viuitauna

Diante do aumento do número de casos de COVID-19 em Itaúna, 25 anunciados nesta sexta-feira (4), com 284 ativos e o 32° óbito positivo, a Prefeitura disponibilizou um canal de atendimento via WhatsApp – por meio do número (37) 98418-6541 – para o cidadão denunciar atividades e condutas que desrespeitem as determinações do plano Minas Consciente. A medida é lançada na véspera do fim de semana, que, sem fiscalização, conforme mostrou o @viuitauna, tem registrado diversos eventos pela cidade.

Apesar da cobrança, o Município se resguarda, afirmando que órgãos fiscalizadores adotam ações para coibir práticas indevidas no combate ao novo coronavírus, seja em estabelecimentos comerciais, indústriais, prestadores de serviços, bem como em praças, ruas, além do contato direto com os munícipes, “ofertando informações e máscaras”.

Ao @viuitauna, a Prefeitura de Itaúna assegurou ainda que fiscalizações “surpresa” poderão ocorrer no sábado e domingo a partir de agora.

Na segunda-feira (30), uma reunião alinhou metas e estratégias para as ações, conforme a onda amarela do Minas Consciente, em que Itaúna está inserida na prática. Participaram representantes das áreas de Controladoria/Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Fiscalização de Posturas, Procon, Procuradoria, Secretaria de Educação e Vigilância Sanitária.

Entre as atividades que permanecem proibidas em Itaúna estão bares com entretenimento (shows), atividades artísticas, parques, jardins, exposições, filmagens de festas, casas de festas e bufê, dentre outras. O boletim do Hospital Manoel Gonçalves desta sexta aponta 18 internações nas áreas de CTI e enfermaria dedicadas à pandemia.

Gráfico divulgado nesta sexta-feira (4) aponta crescimento de casos a partir da segunda quinzena de novembro, com ligeira queda durante a semana

FECHAMENTO DO COMÉRCIO Em entrevista à rádio Santana FM, o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, não descartou a possibilidade de o comércio fechar as portas novamente, casos os números de COVID-19 continuem crescendo no município. “Existe a possibilidade de a cidade retornar à onda vermelha no comércio. Se a situação global na região Centro-Oeste piorar, não tem escapatória e Itaúna deverá seguir. As fiscalizações são feitas rotineiramente de acordo com os protocolos da Vigilância Sanitária”, afirma.

Ainda segundo Meira, somente a rede SUS tem realizado de 100 a 120 testes por dia contra a doença na cidade.

CONSCIENTIZAÇÃO Na sexta passada (27), o CDE e a Prefeitura relançaram a campanha “Itaúna no Vermelho”, com o intituito de conscientizar a população.

SAIBA MAIS
Canais de atendimento da Prefeitura:

WhatsApp (fim de semana)
(37) 98418-6541

Ouvidoria Pública
Tels.: 0800-2835-156 ou (37) 3241-2414
E-mail: ouvidoria@itauna.mg.gov.br

Procon
Tels.: (37) 3241-2202/3241-3166

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Radar de velocidade será testado na Av. Manoel da Custódia; equipamento foi cedido em comodato
Next post Entrevista: Léo Alves da Rádio, carnavalesco eleito – “O setor está desesperado, mas não é hora de festas”