@viuitauna
Dos dez vereadores que reelegeram Alexandre Campos (DEM) presidente da Câmara Municipal de Itaúna no biênio 2021-2022, nesta sexta-feira (1°), quatro já haviam votado no colega em 2018, que na ocasião vinha da oposição: Antônio José de Faria, o Da Lua (PL), Lacimar Cezário, o Três (PSD), Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD), e Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT) – que agora passa da função de secretário para vice-presidente.
Dos quatro nomes, três compõem a base governista do prefeito Neider Moreira (PSD). Lacimar havia sido eleito secretário há dois anos, mas pediu afastamento do cargo após ter sofrido a primeira cassação da história do Poder Legislativo itaunense, por denúncia de rachadinha. O processo, conforme mostrou o @viuitauna, está em análise no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Ex-coordenadora do Centro da Juventude, projeto mantido pela Prefeitura, Edênia Alcântara (PDT) completa a chapa vencedora, que também contou com os votos favoráveis de outros três novatos: Carol Faria (Avante), Joselito Morais (PDT) e Aristides Ribeiro, o Tidinho (PSC).
Carol é noiva de Iago Souza Santiago, o Pranchana Jack (Avante), que não disputou as eleições em outubro, mas também ajudou a eleger Alexandre Campos há dois anos. Já Joselito chegou a assumir a cadeira do colega reeleito durante o período em que foi afastado pela Operação Carona Sinistra, entrando com um pedido de cassação na Casa, rejeitado pela maioria.
Campos é investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por denúncias de fraude na contratação de agência de publicidade, contratação de telão de LED e superfaturamento na veiculação de publicidade, que culminaram na operação, e responde ação por apropriação indébita, no período em que dirigiu a Fundação Educativa e Cultural São Francisco, que gerencia a rádio Santana FM.
NOVATOS DIVIDIDOS A chapa derrotada liderada por Dr. Fares (PV), que buscava renovação no Poder Legislativo após dois anos de sucessivas denúncias, teve votos de outros três novatos: Léo Alves da Rádio (Podemos), Ener Batista (PSL) e Kaio Guimarães (PSC) – este último eleito encabeçando discurso anticorrupção em Itaúna.
Em seguida à eleição da Mesa Diretora, no teatro Sílvio de Mattos, o prefeito reeleito Neider Moreira e a ex-vereadora Gláucia Santiago (PL), agora vice-prefeita, foram empossados.
EMPRESA FEZ FOTOS A Câmara ainda não divulgou as fotos oficiais da cerimônia. De acordo com a assessoria de comunicação do Poder Legislativo, todos os funcionários foram exonerados no dia 31 e uma empresa contratada realizou a produção das imagens. A previsão é de que as fotos sejam liberadas na segunda-feira (4).
SAIBA MAIS
Confira os votos da eleição da Mesa Diretora 2021-2022:
CHAPA ALEXANDRE
Alexandre Campos (DEM) presidente, Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT) vice-presidente e Edênia Alcântara (PDT) secretária
Alexandre Campos (DEM)
Carol Faria (Avante)
Aristides Ribeiro, o Tidinho (PSC)
Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT)
Antônio José de Faria, o Da Lua (PL)
Joselito Morais (PDT)
Lacimar Cezário, o Três (PSD)
Edênia Alcântara (PDT)
Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD)
Gleisinho (PSD)
CHAPA FARES
Dr. Fares (PV) presidente, Gustavo Dornas Barbosa Patriota (Patriota) vice-presidente e Antônio de Miranda, o Toizinho (PSC) secretário
Léo Alves da Rádio (Podemos)
Dr. Fares (PV)
Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota)
Ener Batista (PSL)
Gustavo Dornas Barbosa (Patriota)
Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC)
Kaio Guimarães (PSC)
Deu ruim… aff
Infelizmente, somos um bando de merecedores desta corja de políticos sujos em nossa cidade. Reeleger-se pessoas que foram impedidas de estarem lá, e só estão porque são apadrinhados por ladrões de nível maior, Três, Alexandre e outros. Vergonha de ter votado no Silvano.