@viuitauna
Pressionado por lideranças empresariais, o prefeito Neider Moreira (PSD) decidiu manter o comércio de Itaúna em funcionamento até quarta-feira (6), quando sai nova classificação do plano Minas Consciente. Neste sábado (2), grande parte das lojas da região central da cidade não abriu as portas – veja fotos a seguir. A dúvida era se Itaúna seguiria a onda vermelha da macrorregião Oeste, como chegou a apontar a assessoria de comunicação da Prefeitura e a imprensa, ou não.
O posicionamento oficial veio somente dois dias depois, em vídeo divulgado no início da tarde nas redes sociais do Município. No entendimento de Neider, ao classificar a macrorregião na onda vermelha, o Governo de Minas está desrespeitando as regras do plano, uma vez que Itaúna obteve pontuação para seguir na onda amarela.
Então prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD) também decidiu na quinta-feira (31) manter o funcionamento na cidade, porém com restrição de horário a bares e restaurantes até as 21h.
Para Neider, seria incoerente tomar a decisão de fechar as lojas passadas as festas fim de ano. “No meio da semana fomos surpreendidos por uma decisão unilateral do governo de colocar a macrorregião Oeste na onda vermelha, mesmo tendo pontuação da onda amarela. Quando assinamos um termo de adesão a um programa, as partes tem de cumprir o seu papel. O Governo de Minas Gerais não cumpre a parte dele e está modificando a interpretação das normas”, critica, no vídeo, o prefeito de Itaúna.
A decisão de manter serviços não essenciais em funcionamento, porém, é temporária. Caso haja alteração na pontuação de Itaúna no Minas Consciente, na próxima quarta-feira, valerá a partir do próximo sábado (9), afirma a Ascom da Prefeitura.
“70% dos leitos COVID-19 estão ocupados no Hospital Manoel Gonçalves. Vamos aguardar até quarta-feira para saber as decisões que tomaremos logo à frente. As pessoas precisam entender que vivemos em um sistema de pressão. O sistema de saúde está pressionado”, diz Neider.
“DEVEMOS FICAR EM CASA” Neider pediu ainda que a população evite sair de casa desnecessariamente, embora tenha sido questionado por uma cidadã em um bar de Santanense, na última quinta-feira. Um vídeo gravado pela mulher mostrando o prefeito em uma mesa com outras cinco pessoas viralizou nas redes sociais. “Fazer aglomerações agora não é o correto. Naturalmente podendo não sair de casa, devemos ficar em casa para evitarmos exatamente o que não queremos, que é a volta dos serviços essenciais. Precisamos da colaboração de cada um de vocês para manter a situação”, reafirmou o prefeito de Itaúna.