@viuitauna
Primeiro vereador cassado da história da Câmara Municipal de Itaúna, Lacimar Cezário, o Três (PSD), foi nomeado por Alexandre Campos (DEM) membro do Conselho de Ética nos próximos dois anos, junto à Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD), e a secretária Edênia Alcântara (PDT). Além disso, integra a Comissão de Saúde. A nomeação, de livre escolha do presidente da Mesa Diretora, foi anunciada no fim da reunião desta terça-feira (5), a primeira para os nove novos vereadores eleitos, que também foram distribuídos entre os grupos.
Dos novatos, somente Joselito Morais (PDT) e Edênia foram incluídos para trabalhar em mais de uma pasta de análise parlamentar: Joselito nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento e Desenvolvimento Rural, e Edênia na Comissão de Direitos Humanos e no Conselho de Ética – veja a lista completa a seguir.
Vice-presidente da Mesa, Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT) está em três das comissões: Constituição e Justiça, Desenvolvimento Rural e o Conselho de Ética. Antônio José de Faria, o Da Lua (PL), foi o único dos 17 a ficar de fora.
Ao anunciar a distribuição, Campos ressaltou que a nomeação é de livre escolha do presidente. “Lembrando que as comissões, no artigo 28 do Regimento Interno, falam dela, quais são e das atribuições do presidente, no artigo 20, elege livre nomeação do presidente. As comissões ficaram da seguinte forma e serão faladas por portaria”, comunicou o presidente, antes de ser interpelado por Gustavo Dornas Barbosa (Patriota), que solicitou fala no término da sessão. “A reunião já acabou Gustavo”, repreendeu Campos.
RACHADINHA E FURA FILA DO SUS Lacimar Cezário é investigado na Justiça por suposta prática de rachadinha, que culminou em uma CPI, na cassação e posterior retorno ao cargo de vereador, em análise no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), além de ser alvo de outra denúncia, de fura fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a reunião, Três parabenizou os colegas eleitos e os 572 eleitores que o elegeram. Com suspeita de COVID-19, disse que só compareceu porque houve a distribuição de cadeiras e prometeu protocolar atestado médico por dez dias.
“Estou fazendo exames e isolado. Vim também porque já apresentei outros atestados, porque tive casos na família. Então de fato não poderia deixar de vir principalmente na primeira reunião. Assim que terminar gostaria de pedir a minha saída, para não correr o risco dentro desta Casa”, justificou.
Alexandre Campos orientou os colegas com sintomas a comunicar diretamente à ele ou ao RH da Câmara, sem necessidade de comparecer em plenário.“O vereador que tiver com algum problema de COVID-19, por favor, não precisa nem justificar a ausência da reunião. Pode só mandar um WhatsApp para mim ou o RH. A gente tem de preservar a vida do coletivo.”
PLANO DIRETOR Segundo Campos, o prefeito Neider Moreira (PSD) prometeu reenviar à Casa até esta quarta-feira (6) o projeto do Plano Diretor. “Hoje eu cobrei do prefeito e ele falou que está vindo hoje, no mais tardar amanhã. O Da Lua tinha cobrado ano passado uma empresa para prestar consultoria no Plano Diretor. Hoje já fiz o ofício para a Câmara ver a disponibilidade de contratação e dar um suporte à todos os vereadores”.
SAIBA MAIS
Vereadores por comissão e Conselho de Ética no biênio 2021-2022
Comissão de Constituição e Justiça
Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT)
Joselito Morais (PDT)
Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD)
Comissão de Finanças e Orçamento
Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD)
Joselito Morais (PDT)
Lacimar Cezário, o Três (PSD)
Comissão de Obras
Kaio Guimarães (PSC)
Aristides Ribeiro, o Tidinho (PSC)
Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD)
Comissão de Educação
Léo Alves da Rádio (Podemos)
Gleison Fernandes de Faria, o Gleisinho (PSD)
Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota)
Comissão de Direitos Humanos
Edênia Alcântara (PDT)
Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC)
Ener Batista (PSL)
Comissão de Saúde
Dr. Fares (PV)
Carol Faria (Avante)
Lacimar Cezário, o Três (PSD)
Comissão de Desenvolvimento Rural
Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT)
Joselito Morais (PDT)
Gustavo Dornas Barbosa (Patriota)
Conselho de Ética
Lucimar Nunes, o Lucinho de Santanense (PSD)
Lacimar Cezário, o Três (PSD)
Edênia Alcântara (PDT)
Suplente: Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT)
Acho uma pouca vergonha um cara envolvido em escândalo ficar exercendo funções, acho que até que se esclareça as coisas esse três e esse Alexandre Campos, ou quarquer eleito que se envolver em escândalos deveriam ser afastados dos seus cargos. Enquanto ouver indícios de envolvimento, SENDO TUDO ESCLARECIDO AI SIM PODEM VOLTAR A SEUS DEVIDOS E RESPEITOSO$ CARGOS. ANTES DISSO NÃO!
E UMA VERGONHA O EXC. SR. ALAEXANDRE CAMPOS SER REELEITO PRESIDENTE DA CAMARA , ONDE ESTA A RENOVACAO TAO FALADA DURANTE A CAMPANHA , E OS NOVATOS SAO MAIORIA ( 9 )NO TOTAL E JA COMECAM COM UMA ATITUDE DESSA E DESANIMADOR , E MAIS DESANIMADOR E VER O PRIMEIRO VEREADOR CASSADO DA HISTORIA DE ITAUNA COMO MEMBRO DO CONSELHO DE ETICA , ISSO E INACEITAVEL. #ACORDAITAUNA