@viuitauna
A pandemia de COVID-19 atingiu pelo menos 40 idosos e cinco profissionais do CRASI Lar de Idosos, vitimando uma mulher de 73 anos, conforme nota de pesar emitida pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira (21). Diante do aumento de casos positivos em Itaúna, que já superam os 4,4 mil, a Prefeitura pretende voltar a fechar serviços não essenciais a partir do próximo sábado (23).
Depois de a última classificação do plano Minas Consciente manter a macrorregião Oeste na onda vermelha, tem circulado nas redes sociais áudios do prefeito Neider Moreira (PSD) e do presidente do CDL Itaúna, Maurício Nazaré, atentando sobre o recuo no comércio.
No áudio Neider diz que a população não compreendeu a importância de se fazer o isolamento, sendo necessário fechar atividades como bares e restaurantes. Nazaré informa ter sido avisado pelo prefeito da decisão enquanto voltava de Belo Horizonte, e diz que se reunirá com Neider em busca de uma solução. Perguntada pelo @viuitauna sobre a medida, a assessoria de comunicação da Prefeitura não retornou até a publicação.
SURTO NO CRASI A instituição alega viver a pior crise já enfrentada e realiza uma campanha para arrecadar materiais como máscaras, luvas de vinil, óculos de proteção e capotes descartáveis, indispensáveis entre as medidas de prevenção, além de solicitar a ajuda de médicos e voluntários.
Ao @viuitauna, a Prefeitura diz que os integrantes do CRASI estão com o vírus ativo e por isso não serão vacinados neste primeiro momento. A Vigilância Sanitária esteve no local orientando sobre as medidas de prevenção e o médico e as enfermeiras do PSF do bairro Jadir Marinho fornecem suporte médico.
“Alguns idosos que inspiravam mais cuidados já foram encaminhados para o Hospital Manoel Gonçalves. Os idosos institucionalizados que serão vacinados nessa remessa são da Fundação Frederico Ozanan”, apontou a assessoria do Município nesta quarta (20).
SAIBA MAIS
Confira a nota divulgada pela instituição
“O CRASI-Lar dos Idosos, instituição filantrópica com sede em Itaúna/MG comunica que vive momento de contaminação de parte dos idosos acolhidos. Em 35 anos de atividades esta é a maior crise enfrentada. Desde março de 2020, o CRASI-Lar dos Idosos vem adotando medidas de prevenção e higienização contra a contaminação por Covid-19 e promovendo a restrição de circulação de pessoas e de idosos. Após 11 meses sem contaminação de Covid-19, no último dia 13/01, alguns idosos começaram a apresentar sintomas e após a realização e testes foram testados positivo. Foram adotadas as seguintes medidas:
Cinco idosos foram encaminhados para o hospital;
Foram isolados os não contaminados em área independente;
Os idosos contaminados estão com quadro de saúde estável e foram isolados na instituição;
Foi feito contato com o setor de epidemiologia da Prefeitura e autoridades locais de saúde;
Os idosos contaminados estão sendo monitorados com reforço de cuidado, de alimentação e acompanhamento clínico por meio de médicos voluntários.
Contamos com as orações para superar a situação!
A DIRETORIA
CRASI – LAR DOS IDOSOS”