@viuitauna
No primeiro dia de vacinação contra a COVID-19 no Centro Administrativo, nesta quinta-feira (4), 351 pessoas foram imunizadas, de acordo com a Prefeitura. A ação continua até 12h desta sexta (5), exigindo a apresentação de quatro tipos de documentos. Nas redes sociais, contudo, cidadãos tem questionado a prioridade na aplicação das doses à jovens profissionais liberais, que não atuam na linha de frente de enfretamento à pandemia, antes de idosos – principal faixa etária atingida em Itaúna.
Com 4,9 mil casos confirmados e 195 ativos, a cidade registra 72 óbitos que testaram positivo, os dois últimos anunciados nesta sexta, de idosos de 84 e 95 anos. O vacinômetro, contagem oficial divulgada pelo Município, aponta 1472 pessoas já vacinadas em Itaúna.
“Minas contabilizou hoje 184 óbitos, cerca de 160 idosos entre eles. Itaúna está vacinado dentistas de 26 anos, professora de pilates de 30 anos. Com certeza o prefeito não entendeu o Plano Nacional de Vacinação. Absurdo”, critica, no Facebook, um cidadão. “Concordo com você. Teriam que dar preferência sim para os médicos, mas para os que estivessem na linha de frente, e focar nos idosos que são os que mais tem sofrido com a doença. Questão de bom senso né”, responde uma mulher. “E os idosos, qual a previsão?”, pergunta outra pessoa. “Isso é uma falta de vergonha. Não vimos isso em cidade nenhuma. Acompanho todos os dias e não vi isso acontecer. Cadê os idosos sendo vacinados?”, reforça uma cidadã.
O @viuitauna também foi procurado por um seguidor reclamando sobre a prioridade dada a fisioterapeutas e profissionais de academia. A vacinação contra a COVID-19 em Itaúna foi iniciada no último dia 20, tendo como público-alvo profissionais da atenção primária à saúde, do Hospital Manoel Gonçalves, SAMU, idosos institucionalizados e funcionários do asilo.
“Uai, será que é mais prioritário vacinar estas pessoas do que os idosos? Não são linha de frente”, afirma o seguidor.
PROFISSIONAIS LIBERADOS Entre os profissionais anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde para a campanha de vacinação no Centro Administrativo nesta sexta-feira estão fonoaudiólogos e farmacêuticos. Na quinta, o procedimento já estava liberado para médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde bucal e fisioterapeutas.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as doses serão aplicadas enquanto durarem os estoques. “As doses estão chegando em pequenos lotes à todos os municípios brasileiros. No local haverá um ponto para vacinação em drive-thru e outro para vacinação de pessoas sem veículo”, explica a assessoria de comunicação (Ascom), em nota.
OUTRO LADO Questionada sobre os critérios de vacinação da COVID-19 e a ordem de aplicação das doses, a Ascom respondeu após a publicação da matéria, afirmando que o Plano Nacional de Imunização (PNI) preza pela vacinação prioritária de profissionais da saúde.
“Os idosos institucionalizados já foram vacinados. Os demais serão vacinados depois dos profissionais de saúde. É impossível estimar datas, uma vez que depende da agilidade do Ministério da Saúde em conseguir disponibilizar mais doses para todos os municípios”, afirma a Prefeitura.
PONTO DE VISTA
Situações absurdas na fila da vacina
Da forma como foi liberada, a campanha de vacinação contra a COVID-19 em Itaúna abre margem para situações verdadeiramente absurdas, como profissionais formados na área da saúde, mas que não exercem a profissão ou atuam em áreas completamente diferentes. A prioridade neste momento crucial deveria ser vacinar primeiro quem está na linha de frente. A maioria dos óbitos positivos na cidade é de idosos, que continuam na fila de espera, enquanto muitos jovens beneficiados por brechas já tiveram acesso à imunização. (Bruno Freitas, jornalista e editor do @viuitauna)
É um absurdo idosos morrendo que falta de consideração por nossos familiares país avós queria ver se fosse ó paí ou avós deles é lamentável isso?
E da zona rural tenho 66 anos quando será vacinar onde obrigada
São os jovens profissionais da saúde que não estão na linha de frente, que, quando um da linha de frente adoece, eles são convocados a entrar no lugar e assumir!
São esses jovens que vão cuidar de vocês e dos seus, quando algum dos nossos MORRER na linha de frente e entrar em ação..
São esses profissionais liberais que cuidam do seus pais em casa quando pegam COVID e vocês que são contra não são capazes de cuidar!
Pela lógica da prefeitura, todos somos prioritários.
Outra questão importante ressaltar a equipe de higienização que lida diretamente no ambiente covid, tbm não recebeu a vacina.
Falta organização em tudo que se refere serviço público de Itaúna.