@viuitauna
Causou controvérsia em Itaúna a vacinação contra a COVID-19 à profissionais liberais da saúde antes de idosos, principal faixa etária atingida pela pandemia na cidade. Depois de cidadãos questionarem nas redes sociais a campanha realizada no Centro Administrativo, uma agente de saúde reclamou ao @viuitauna ainda não ter recebido as doses. Mesma situação relatada para profissionais do Hospital Manoel Gonçalves, enquanto pessoas de cidades vizinhas teriam aproveitado a ação da Prefeitura, na última quinta-feira (4) e sexta (5), para já se proteger.
O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, garante, contudo, que os dois públicos faltantes serão imunizados já nos próximos dias. “Nessa semana estes dois grupos serão contemplados”, disse Meira à reportagem.
A principal queixa de uma agente é o fato de os profissionais, que segundo ela atuam na linha de frente desde o início da pandemia, não terem sido vacinados. A mulher diz sequer ter sido informada sobre quando poderia ser imunizada. “Os agentes de saúde são essenciais dentro de um PSF, pois tem contato direto com pacientes positivos para o novo coronavírus. Vamos de casa em casa todos os dias, na assistência direta à população”, conta.
A agente critica a ordem de prioridade da fila, que atendeu médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares e técnicos em saúde bucal, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e farmacêuticos, na campanha no Boulevard Lago Sul. “É um absurdo o que estão fazendo. Vacinaram pessoas que nem exercem a função a qual lhe dão direito. Quem realmente dá a cara para bater, eles nem se importam”.
VACINAÇÃO NO CEMO E PSFs No Hospital Manoel Gonçalves, de acordo com a vereadora Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota), foram imunizados primeiro os profissionais da limpeza, ficando os da secretaria para uma nova leva. “Já cobrei isso várias vezes. Fui agente comunitária e sei do seu valor dentro de um PSF. O que o pessoal da Epideomologia nos explicou é que assim que terminar a vacinação dos médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, seriam vacinados os agentes. Outra cobrança que fiz foi sobre o pessoal da limpeza do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) e dos PSFs”, afirma Márcia, apontando outra pendência.
A vereadora diz insistir na vacinação aos profissionais, por ser de “extrema necessidade”. “Me passaram que a segunda remessa será para o pessoal da limpeza e os agentes. São pessoas que merecem respeito e valorização no seu trabalho, estando frente a frente com os pacientes todos os dias”, ressalta.
73 MORTES POSITIVAS Com 4,9 mil casos confirmados e 166 ativos, Itaúna registra 73 óbitos que testaram positivo para a COVID-19, o último anunciado nesta segunda-feira (8), de uma mulher de 63 anos com histórico de doenças crônicas prévias.
A vacinação foi iniciada na cidade no último dia 20, tendo como público-alvo profissionais da atenção primária à saúde, do Manoel Gonçalves, SAMU, idosos institucionalizados e funcionários do asilo, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), informou a Prefeitura.