Itaúna adere à consórcio para compra de vacinas

@viuitauna

O prefeito Neider Moreira (PSD) anunciou a adesão de Itaúna ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a COVID-19 em todo o Brasil. Em vídeo nas redes sociais, Neider avaliou que o país entrou em um “colapso do sistema de saúde” e pediu novamente a ajuda dos itaunenses para manter o distanciamento social. O objetivo do plano é de que os municípios possam adquirir os imunizantes caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde não seja capaz de suprir toda a demanda. Desta forma, a aquisição das doses não seria feita de forma imediata à criação do consórcio.

“Aquele último fechamento que fizemos de uma semana foi extremamente importante para que tivéssemos a situação que temos hoje. 10 leitos de COVID-19 ocupados (no hospital), de um total de 32, com apenas cinco moradores de Itaúna. Ou seja, estávamos absolutamente corretos na decisão que tomamos”, afirma Neider.

O chefe do Executivo atentou para as novas variantes do coronavírus circulando na sociedade e disse que, caso o consórcio dê certo, Itaúna poderá promover uma vacinação mais rápida.

“Hoje não existe vacina disponível no mundo. Evidente que toda vacina que chegar ao nosso município será utilizada. Está sendo bem guardada para que a gente possa fazer essa vacinação plena. Aderimos a um consórcio de municípios da Frente Nacional de Prefeitos, a qual Itaúna faz parte. Não sabemos se isso vai chegar a tempo e adquirir vacinas para os municípios que aderiram. Vamos aguardar por mais algum tempo para saber isso”, pondera.

A FNP reúne 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas municípios fora do escopo também podem participar. Em reunião com mais de 300 prefeitos na segunda-feira (1º), a entidade definiu os trâmites para que o consórcio seja constituído e instalado até 22 de março. Até o momento, mais de 650 municípios brasileiros e 150 mineiros indicaram intenção de participar, seis próximos à Itaúna – Bonfim, Esmeraldas, Mateus Leme, Pará de Minas, Piracema e Sarzedo.

VEJA A LISTA DE MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO

ONDA ROXA EM MINAS O prefeito de Itaúna também avaliou a onda roxa do plano Minas Consciente implementada nas regiões Noroeste e Triângulo do Norte de Minas, com 60 municípios com atividades essenciais e toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. As normas passaram a valer nesta quinta-feira (4). “Que a gente não chegue a uma situação de onda roxa. Não queremos isso. Queremos que tudo funcione. Que as coisas continuem caminhando. Mas para isso precisamos da ajuda de vocês”, ressalta Neider.

SAIBA MAIS
Cidades na onda roxa do Minas Consciente

Região Noroeste: 33
Arapuá, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Carmo do Paranaíba, Chapada Gaúcha, Cruzeiro da Fortaleza, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Natalândia, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Riachinho, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí, Uruana de Minas, Varjão de Minas, Vazante.

Região Triângulo do Norte: 27
Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Vacinação: mais 175 doses disponíveis para profissionais da saúde nesta sexta-feira (5), às 8h
Next post Diretor escolar e coordenador de eventos é preso suspeito de aliciamento de menores e tráfico de drogas