@viuitauna
Apresentado em agosto no Sporting de Portugal, o atleta itaunense André Saliba já alcançou a primeira conquista pela equipe, a Taça de Portugal 2021, com a vitória sobre o Benfica por 3 a 1, neste domingo (7). O jogo, com parciais de 29-27, 25-22, 15-25 e 28-26, foi marcado por muita emoção e etapas apertadas. Este é o quarto título do Sporting no campeonato português de vôlei, 26 anos desde a última conquista. Fazia quase dois anos que a equipe não vencia os eternos rivais.
O jovem oposto, de 21 anos, teve participações importantes no decorrer do campeonato, principalmente na final. Para o jogador, participar da vitória foi emocionante.
“Desde que sai do Brasil, no dia 7 de agosto de 2020, estava confiante e determinado para a vitória. Sei que não foi fácil, mas com o apoio de todos os envolvidos do time, amigos e familiares contribuíram para mais esse título”, comemora. O itaunense disse que foi gratificante representar Itaúna na Europa. “Não podemos esquecer jamais de onde viemos. E por isso, quero compartilhar essa vitória com todos, podem ter certeza que fiz o meu papel e a vitória é nossa”.
Saliba falou ainda sobre planos para o futuro. “Agora seguiremos trabalhando duro em busca do campeonato nacional de Portugal. Neste sábado já começam os playsoffs em que vamos enfrentar o Benfica em melhor de 5, para decidir quem vai avançar para a final do campeonato que termina no dia 18 de abril. Terminando o campeonato voltarei para o Brasil de férias, para renovar as energias. Ainda não sei exatamente o que vai vir por aí, mas o foco é continuar trabalhando para alcançar nossos objetivos”.
REFORÇO ITAUNENSE André Saliba foi apresentado para a temporada 2020/2021 como parte de um time de reforços, que tem outros seis jogadores brasileiros: os ponteiros Bob e Renan, os centrais Victor Hugo e Éder Levi, o oposto Paulo e o levantador Bruno Canhoto.
Antes de integrar o Sporting de Lisboa, Saliba defendeu o Minas em 2018, pela Seleção Brasileira de Vôlei categoria sub-21, e o Sporting SC Caldas, de Caldas da Rainha, também em Portugal.
OPONENTE O Benfica, do técnico brasileiro Marcel Matz, também conta com quatro brasileiros no elenco: o central Zelão, o oposto Theo – maior pontuador do jogo, com 21 acertos, os ponteiros Raphael Oliveira e André Aleixo.