@viuitauna
A Prefeitura enfim ouviu o clamor da população e adotará inscrição online com reserva e distribuição de senhas para as próximas etapas da vacinação contra a COVID-19 em Itaúna. A partir desta segunda-feira (22), idosos acima de 77 anos podem se cadastrar no endereço www.itauna.mg.gov.br. Será necessário informar número de identidade, CPF e endereço completo. No momento da inscrição o usuário já será informado sobre a data da vacinação.
A última etapa da imunização para maiores de 80 anos, na terça-feira (16), foi novamente alvo de críticas devido à desorganização de carros em frente a área de atendimento, no Boulevard Lago Sul. Seguidores apontaram ao @viuitauna gente furando fila e veículos que já chegavam ao bairro Morro do Sol, dando voltas nas vias do entorno. Apesar da confusão, a Secretaria Municipal de Saúde classificou a vacinação como um “sucesso”, alcançando quase 800 pessoas, ante 490 inicialmente previstas.
Desta vez, segundo o Município, o novo sistema tem como objetivo otimizar e organizar melhor os atendimentos, evitando deslocamento e aglomeração. O cadastro e reserva de senha garantirão acesso à vacinação no esquema drive-thru e também para quem estiver a pé.
IDOSOS ACAMADOS A assessoria de comunicação da Prefeitura ressalta que idosos comprovadamente acamados continuam imunizados em casa por equipes de saúde da família (ESFs) de cada região. As unidades, afirma a Ascom, já tem o levantamento do público, mas deverão ser informadas caso algum idoso com idade compatível ainda não tenha sido imunizado. Quem reside fora da área de abrangência das ESFs terá como referência o Posto Central, na Rua Zezé Lima. Apenas pessoas que não tem acesso à internet deverão procurar os postos de saúde para solicitar auxílio no cadastro.
Os mesmos documentos usados para a inscrição (somente originais) deverão ser apresentados no dia da vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde orienta imprimir o cadastro para agilizar o atendimento.
SAIBA MAIS
Reforço nos respiradores do hospital
A Prefeitura, em parceria com o Município de Divinópolis, obteve a cessão temporária de cinco respiradores para o Hospital Manoel Gonçalves. Os equipamentos chegam no momento mais crítico da pandemia, com 425 casos ativos, 87 óbitos positivos e 45 pacientes internados. “Todos os hospitais da região sofrem com superlotação, falta de equipe e de mão de obra humana”, ressalta a Ascom.