Câmara no limite: em reunião conturbada, vereadores aprovam novo empréstimo de asfalto e iluminação

@viuitauna

Numa estressante e longa reunião, com troca de farpas entre vereadores, escancarando articulações da base governista para aprovação de projetos de seu interesse, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (27) o polêmico empréstimo de R$ 15 milhões para asfaltamento e iluminação publica, reenviado pelo prefeito Neider Moreira (PSD).

O PL 57/2021 voltou à pauta após o Legislativo ter cancelado reunião extraordinária, no último dia 31, alegando “problemas de transmissão”. Em 16 de março, a maioria dos vereadores já havia rejeitado a primeira proposta, em meio à pressão popular contra – devido à pandemia e dúvidas em relação à destinação das verbas contra a COVID-19 ao Hospital Manoel Gonçalves.

Kaio Guimarães (PSC), Gustavo Dornas (Patriota) e Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC), tentaram impedir a votação, mas foram derrubados pelo presidente Alexandre Campos (DEM), que recorreu ao Regimento Interno da Casa para estender a reunião. A aprovação ocorre após Giordane Alberto (PV) retomar uma cadeira, com a articulação que levou o agora vereador licenciado Fares José Neto, o Dr. Fares (PV), para a chefia de gabinete da Prefeitura.

“A reunião deveria ser paralisada, se não tiver os 2/3 dos vereadores para votar, porque tem uma portaria (da Câmara) em função da COVID-19”, ressaltou Kaio. “A portaria está revogada e a reunião dura hoje quatro horas. Vossa excelência é tão democrático, que solicitou autorizar que as pessoas viessem aqui. A reunião na semana passada durou mais de duras horas porque era interesse de vossa excelência. A partir de hoje a reunião dura quatro horas”, estabeleceu Alexandre. “Difícil de ver uma situação dessas. Três vezes cortaram minha fala”, retrucou Kaio.

PL 57/2021
VOTARAM A FAVOR DO EMPRÉSTIMO:
Aristides Ribeiro, o Tidinho (PSC)
Joselito Morais (PDT)
Carol Faria (Avante)
Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT)
Nesval Júnior (PSD)
Gleison Fernandes, o Gleisinho (PSD)
Lacimar Cezário, o Três (PSD)
Giordane Alberto (PV)

VOTARAM CONTRA:
Ener Batista (PSL)
Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota)
Edênia Alcântara (PDT)
Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC)
Gustavo Dornas (Patriota)
Kaio Guimarães (PSC)

ABSTENÇÃO:
Léo Alves, o Léo Alves da Rádio (Podemos)

AUSENTE:
Antônio José de Faria, o Da Lua (PL)

NÃO VOTA:
Alexandre Campos (DEM) – presidente

Kaio apontou manobras no Legislativo: “Vocês estão vendo como acontece. Isso me entristece muito”, criticou

A discussão se alongou nos minutos seguintes, com Kaio afirmando que quando é de interesse de um “certo grupo”, os projetos são aprovados pelo Legislativo itaunense.

“Poderíamos dispor de um terreno, estamos colocando o Município em uma situação de endividamento. Diversas vezes foi dito que seria levado um recurso ao Hospital. São inverdades. Agora vocês estão vendo como acontece dentro da Câmara, para fazer com que o projeto seja aprovado da forma como querem. Isso me entristece muito”, apontou o vereador.

“O Regimento Interno tem 190 artigos. Não se pode analisar somente um. O prazo de duração da reunião pode ser prorrogado pelo presidente para quatro horas”, respondeu Alexandre Campos.

REELEIÇÃO DE NEIDER Ainda durante a reunião, o líder da base Nesval Júnior (PSD) argumentou que se o prefeito não fosse aprovado pela maioria da população, não teria sido reeleito. “Empréstimo não é endividamento”, ponderou.

Kaio e Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota) rebateram a afirmação, dizendo que somados votos de demais candidatos, Neider teve minoria. “Lindas suas palavras. Quero ver quando a pessoa tiver uma enchente e chegar na casa dele, pela taxa de impermeabilidade da cidade cair, se essas pessoas darão OK para o asfalto”, respondeu Kaio à Nesval.

One thought on “Câmara no limite: em reunião conturbada, vereadores aprovam novo empréstimo de asfalto e iluminação

  1. Está turma, governista, todos um bando começar pelo presidente da casa. Mas a culpa é nossa , votar para vereador em joselito, o que mais queremos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Volta às aulas: Prefeitura de Itaúna publica protocolos para possível retomada; infectologista Unaí Tupinambás diz a pais: “se puderem, adiem”
Next post Tráfico de drogas: Adolescente de 17 anos apreendido com porções de maconha no Irmãos Auler