@viuitauna
Nesta segunda-feira (10) um morador do Morada Nova entrou em contato com o @viuitauna para reclamar da poeira levantada por um buraco na extensão da Rua Ana de Faria Dornas, uma das principais vias do bairro. A intervenção é realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) como parte das obras do novo reservatório do bairro, que visa corrigir problemas de desabastecimento. Em setembro de 2019 a região chegou a enfrentar um racionamento devido à baixa do Reservatório 7, no bairro Novo Horizonte.
Em resposta à reportagem, o SAAE confirma a razão da abertura no asfalto da via e afirma que um caminhão pipa joga água duas vezes por dia no local para amenizar a poeira. Segundo a autarquia, os eventuais transtornos são temporários, devido ao “curto período de obras”.
O novo reservatório terá capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros, que preencherão em menos de cinco horas o seu interior. “Outras medidas para compensação destes impactos serão realizadas pelo SAAE, como a recomposição da via”, afirma.
ELEVATÓRIA E ADUTORA Orçada em cerca de R$ 10 milhões, a obra no Morada Nova compreende, além do reservatório, a construção de uma adutora e uma elevatória, planejada como forma de melhorar o sistema de abastecimento local. Um empréstimo para a execução foi aprovado pela Câmara Municipal em 28 de junho de 2019. O valor foi contratado junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com prazo de pagamento de 24 meses e taxas de 12,1% ao ano.
SAIBA MAIS
Reservatório atual atende 40 bairros de Itaúna
Com capacidade para 3,1 milhões de litros, o Reservatório 7 foi concluído em 1998, quando haviam 26 bairros na região. Atualmente são 40 bairros, além de cinco comunidades rurais atendidas, afirma a Prefeitura. O Reservatório R7 é responsável por fornecer água para os bairros Novo Horizonte, Garcias, Aeroporto, Residencial São Geraldo, São Geraldo, Parque Jardim Santanense, Residencial Santanense, Santanense, Morada Nova, Cidade Nova, Murilo Gonçalves, Peixotas, Itaunense, Santa Edwiges, Três Marias, Godofredo Gonçalves, Vale dos Ipês, Alphaville, Santanense, Piedade, Belvedere, Cerqueira Lima, Graças e as comunidades rurais de Campos, Lopes, CDI e Fazendinha.