@viuitauna
Em uma nota conjunta divulgada na noite desta segunda-feira (31), o Hospital Manoel Gonçalves e a Prefeitura de Itaúna alertam para a lotação acima da capacidade, que já passa de 157%, com alta demanda de pacientes respiratórios e ocupação de 66 leitos – enquanto a capacidade de leitos de COVID-19 é de 42.
De acordo com a provedoria da instituição, não há pontos de oxigênio e não é possível a instalação de outros pontos. Somado à gravidade da pandemia, que ultrapassou 200 mortes em Itaúna na última semana, o hospital afirma que mesmo com todo o apoio do Município passa por estado de calamidade financeira, sem financiamento para os excessivos gastos com a COVID-19.
“Todo o contingente de pessoal já não consegue atender à demanda de pacientes. Todos os outros serviços permanecem com funcionamento pleno”, aponta a nota.
Por fim, o Manoel Gonçalves afirma que tem por finalidade expor a grave situação atual, sendo indispensável que toda a população siga os cuidados básicos contra a COVID-19 não aglomerando, evitando ir ao hospital, usando máscara, higiene constante, fazendo sempre sua parte.