Cadastro para vacinação contra a COVID-19 volta a ter instabilidade; links paralelos são questionados

@viuitauna

Seguidores do @viuitauna voltaram a relatar instabilidade para conseguir efetuar o cadastro da vacinação para pessoas acima de 50 anos, no site da Prefeitura, nesta quarta-feira (16). A partir das 7h os acessos simultâneos travaram o endereço eletrônico e a Gerência de Tecnologia de Informação precisou mudar o horário para 9h, segundo a assessoria de comunicação.

Mesmo assim 82% dos ouvidos pela reportagem em enquete no Instagram não conseguiram efetuar o cadastro. Para completar o desencontro de informações, algumas pessoas relataram ter conseguido concluir o processo em dois links para as vacinas AstraZeneca e da Pfizer, divulgados durante a manhã em grupos de WhatsApp, sem aviso prévio do Município.

Na realidade, trata-se de links de direcionamento, que aparecem depois de clicar na página inicial do site da Prefeitura. Como muita gente não teve acesso a essa etapa e até agora o Poder Executivo não soube explicar o que são estes links, a maioria ficou de fora do cadastro. Três seguidores que permaneceram atualizando o site por estes links disseram ao @viuitauna ter conseguido efetuar o agendamento.

A vereadora Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota), utilizou as redes sociais para dizer que recebeu a denúncia em seu gabinete na Câmara Municipal e pretende acionar o Ministério Público.

“Acabo de receber uma denúncia em meu gabinete de um suposto link paralelo para o cadastro da vacinação realizado hoje. Irei acionar ainda hoje o Ministério Público, para que a listagem seja disponibilizada e que ocorra a conferência de todos os cadastros realizados. Para que a suspeita de favorecimento seja descartada”, afirma.

Pela manhã, Gerência de TI alterou horário para 9h; links de direcionamento, com opções para duas vacinas, partiam desta etapa do cadastro

OUTRO LADO Questionada sobre os links, a Prefeitura de Itaúna retornou após a publicação, afirmando que recebeu milhões de acessos simultâneos, incluindo de pessoas de outras cidades. Segundo o Poder Executivo, os cidadãos compartilharam os links de direcionamento por contra própria, não caracterizando fraude ou favorecimento na fila da vacina.

O cadastro para as 2 mil doses disponibilizadas foi esgotado poucos minutos após as 9h. A Prefeitura afirma ainda que será necessário aguardar a chegada de novas doses para anunciar um novo agendamento.

“A Prefeitura de Itaúna vem a público esclarecer que o site oficial www.itauna.mg.gov.br , utilizado para cadastramento de pessoas com 50 anos completos ou mais para vacinação contra a COVID-19, apresentou grande instabilidade devido a milhões de acessos simultâneos desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16). Pessoas de outras cidades, que não se atentaram às informações de que o cadastro era exclusivo apenas para moradores de Itaúna, tentaram se inscrever e sobrecarregaram o sistema, gerando lentidão e quedas de conexão. Outro esclarecimento a ser feito é o fato de que pessoas que conseguiram fazer o cadastro compartilharam em redes sociais os links de inscrição por conta própria, não significando assim nenhuma fraude por parte do Município ou de algum de seus servidores. Os cadastros para as duas mil doses disponíveis já se encontram encerrados e será necessário aguardar a chegada de novas doses para nova abertura aos interessados”, diz a nota da Prefeitura.

2 thoughts on “Cadastro para vacinação contra a COVID-19 volta a ter instabilidade; links paralelos são questionados

  1. Com certeza foi proposicionsl para favorecer alguns. Site paralelo pra mim é igual caixa 2. Para acesso de poucos pois nao foi divulgado para tida população.

  2. Absurdoooo!
    Tem q ser investigado…
    Desde às 7h30 estamos tentando…
    A prefeitura ampliou demais a idade e com isso as pessoas com 59 anos não conseguirão vacinar e outros mais novos, sim! Injusto!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Policiais impedem furto de 30 ton. de aço em Itatiaiuçu
Next post Vereador convida médica para defender tratamento precoce e Prefeitura publica nota de repúdio