@viuitauna
Com o objetivo de intensificar ações de repressão qualificada no combate ao crime, especialmente tráfico de drogas e homicídios, foi deflagrada nesta sexta-feira (18) em Itaúna a Operação Perfídia. Até o momento foram presas 22 pessoas, um menor apreendido, além de R$ 14 mil, dez porções de maconha, uma arma de fogo, uma motocicleta furtada e oito aparelhos celulares.
O nome da operação faz alusão à palavra perfídia, que significa àqueles que enganam e/ou são desleais. Segundo a PM, representa assim o comportamento traiçoeiro entre os próprios criminosos, que para atingir seus objetivos agem com perfídia, se associando a quadrilhas rivais e praticando homicídios contra membros do próprio grupo.
A Operação Perfídia é resultado de cerca de três meses de trabalho de inteligência das forças de segurança pública, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), regional Divinópolis.
Foram empregados 185 agentes das forças de segurança, em 44 viaturas, responsáveis pelo cumprimento de 20 mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão, com apoio do helicóptero Pégasus da PM, militares da Companhia Independente de Cães e do Policiamento Rodoviário, bem como o Gaeco, representado por três promotores de Justiça.