@viuitauna
Dois supostos acidentes em uma siderúrgica e no trevo das MG-050 e 431, divulgados nas redes sociais em Itaúna nesta quinta-feira (17), foram desmentidos pelo Corpo de Bombeiros e a AB Nascentes das Gerais. Na realidade houve foi um procedimento de arriamento no alto-forno, situação considerada rotineira, e a passagem lenta de uma carreta sob um viaduto.
As respostas alertam a população sobre a necessidade de se checar as informações previamente antes de sair divulgando-as, sem ter certeza sobre os fatos.
Em ambos os casos, as Fake News foram divulgadas por meio de vídeos, compartilhados em diversos grupos. O arriamento na Ferguminas foi apontado por um popular como explosão, dizendo “tomara que não tenha machucado ninguém”. A divulgação alertou empregados de empresas próximas e diversos seguidores, que acionaram o @viuitauna em busca de confirmação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros houve um arriamento do forno, situação rotineira em que há propulsão de chamas. Nesta quinta o procedimento apresentou uma descarga maior do que o habitual. Não houve necessidade de intervenção no local. Uma viatura foi deslocada para averiguação. Os Bombeiros acrescentam que não houve riscos, nem vítimas.
PASSAGEM DE CARRETA Já no km 86 da MG-050, a AB Nascentes das Gerais afirma que a passagem lenta de uma carreta com carga especial, por baixo do viaduto da MG-431, necessitou de acompanhamento da concessionária. A ocorrência foi registrada por volta das 16h30. A empresa sinalizou o local e orientou o motorista. Não houve danos ou acidentes e a operação foi finalizada às 17h.