Câmara aprova projeto para agilizar filas de consultas, exames e cirurgias com atendimentos à noite

@viuitauna

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei de Leonardo Alves, o Léo Alves da Rádio (Podemos), para a Prefeitura implementar o Programa Corujão da Saúde em Itaúna. A proposta pretende agilizar as filas de consultas, exames e pequenas cirurgias em horários alternados – preferencialmente de 18h à meia-noite. Como se trata de um PL autorizativo, depende da sanção do prefeito Neider Moreira (PSD).

De acordo com o texto, consultas aguardadas há mais de seis meses terão preferência na ordem de atendimento. O programa poderá ser implementado em hospitais, clínicas particulares e filantrópicas, por meio de convênios, quando os serviços existentes no Município forem insuficientes para garantir o atendimento, conforme emendas da vereadora Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota). A seleção dos prestadores de serviços particulares será mediante chamamento público.

De acordo com o Léo Alves, como o projeto é autorizativo, o prefeito “só faz se quiser”. O vereador lembra, contudo, que iniciativa semelhante já funcionou em Itaúna no passado. Para ele, a iniciativa é uma forma de sugerir à atual administração, que tem destacado novas especialidades médicas na cidade, a melhorar a qualidade do atendimento.

“Acredito que é uma ideia para que possa atender as pessoas que não podem ter atendimento público em horário convencional e até dar mais celeridade em cirurgias, exames e consultas, para que possa acabar com as filas de espera”, aponta.

O vereador diz que não conversou com a classe médica sobre os atendimentos noturnos, mas espera que isso não seja um obstáculo. “Se projeto for sancionado, serão contratadas equipes para isso ou feito convênios com clínicas. Então não sobrecarregaria nem médico e nem enfermeiros, até porque muitos já trabalham com escalas de plantão”, avalia Léo Alves.

MUTIRÃO PARA DESAFOGAR FILAS Para Márcia Cristina, o programa funcionaria na prática como um mutirão para desafogar filas. A vereadora, que já trabalhou na antiga Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, CEMO, diz que a proposta é oferecer atendimentos ocasionais, sempre que houve demanda para a contratação de serviços extras. “Será um mutirão para desafogar filas. Realizado ocasionalmente”, comenta.

OUTRO LADO Questionada se o PL 96/2021 será sancionado ou não, a Prefeitura de Itaúna não retornou até a publicação. Tão logo se manifeste a matéria será atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post SAMU confirma informações sobre acidente envolvendo moto e bicicleta na Av. Jove Soares, nesta quarta (30)
Next post Comitê Extraordinário do Estado permite volta às aulas na onda vermelha do Minas Consciente; entenda!