@viuitauna
Por nove votos a favor, dois contra e cinco abstenções, os vereadores adiaram para a próxima terça-feira (3), às 17h, a votação do projeto de municipalização de escolas estaduais em Itaúna. O adiamento ocorreu após pedido de Gustavo Dornas (Patriota), que pretende aprimorar o projeto enviado pelo prefeito Neider Moreira (PSD), em regime de urgência, à Câmara Municipal.
Dornas alega que não aceitará emendas do chefe do Poder Executivo. “Os 440 alunos da escola Celuta das Neves não cabem no prédio do João Dornas. Que o João Dornas seja transformado em escola de tempo integral. A Zezé Lima tem 106 alunos que precisarão se deslocar até 2km”, apontou o vereador durante a reunião extraordinária, na tarde desta quinta (29).
Antônio José de Faria, o Da Lua (PL), chamou o adiamento de “jogada política”. Para o parlamentar, a alteração dará tempo à situação para se mobilizar na aprovação do Projeto Mãos Dadas. “Quem está brigando para não ter a municipalização, com a jogada do Gustavo deu uma semana para o pessoal virar a mesa e mudar isso aí”, reclamou Da Lua.
Conforme mostrou o @viuitauna, o projeto que pretende municipalizar três escolas estaduais foi colocado em votação em regime de urgência, após pedido de Neider. Tema de três audiências públicas online nas últimas semanas, a transferência de turmas do 1º ao 5º ano fundamentais, do Estado para o Município, é criticada por educadores e pais de alunos, que apontam prejuízos à categoria e na qualidade do ensino.
REUNIÃO COM O MPMG Nesta sexta-feira (30) uma reunião online do promotor da Infância e da Adolescência, Fabiano Fernandes Stobbe, pretende discutir a proposta.