Com queda da COVID-19, macrorregião Oeste entra na onda verde pela primeira vez em 2021

@viuitauna

Minas Gerais registou queda de 9% na taxa de incidência da COVID-19 na última semana e com isso, as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste, onde Itaúna está inserida, avançam para a onda verde – a mais flexível do plano Minas Consciente – a partir de sábado (31). A ocupação de leitos exclusivos no estado está em 54,69%, enquanto a de enfermaria é de 79,03%.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (29) durante reunião do Comitê Extraordinário COVID-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da pandemia. O estado também registrou queda nos números de óbitos e de espera por leitos. A solicitação de internação pela doença caiu 29,59%. Atualmente, 34 pacientes aguardam vaga para uma UTI para tratamento da COVID-19, número que chegou a ser pelo menos seis vezes maior no início de junho.

O secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti ressalta que os indicadores têm melhorado devido ao avanço no processo de vacinação, mas lembra que não é hora de se descuidar.

“Já ultrapassamos a marca de mais de 13,6 milhões de doses aplicadas. Com o avanço deste processo, temos observado a redução no número de óbitos, casos e, principalmente de internações, aliviando a pressão no sistema de saúde. Isso só comprova a eficácia e a importância da vacina. Temos que ficar atentos ao calendário da vacinação, incluindo a segunda dose, que é muito importante. Também não é a hora relaxarmos em relação aos cuidados. Devemos seguir com o uso de máscara e evitar aglomerações”, alerta o secretário.

Com as mudanças aprovadas pelo Comitê nesta quinta-feira, a macrorregião Leste do Sul progride para a onda amarela. Seguem nesta etapa as macrorregiões Centro, Noroeste, Leste, Sul e Triângulo Norte. Nordeste e Triângulo do Sul permanecem na onda vermelha.

Expectativa em Itaúna é de que o quadro de horários do transporte coletivo, que segue na onda roxa, seja normalizado

A taxa de positividade da doença também recuou para 21% em todo o estado. Com isso, o número de cidades com menos de 30 mil habitantes que poderão progredir de onda, independentemente da situação em que se encontra a macro ou a microrregião, chegou a 100 nesta semana, registrando o melhor resultado do ano. Estas cidades registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

NOVAS MEDIDAS PARA EVENTOS O Comitê Extraordinário COVID-19 também aprovou nesta quinta-feira a criação de um grupo de trabalho para aperfeiçoamento dos protocolos do Minas Consciente para os setores de Eventos, Cultura e Entretenimento. Os representantes do governo estadual e dos segmentos se reunirão para que sejam discutidas e elaboradas, em 30 dias, novas medidas visando à segurança na retomada das atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Municipalização de escolas será votada pela Câmara antes de reunião com o MPMG, em regime de urgência
Next post Câmara adia votação do projeto de municipalização de escolas em Itaúna para terça-feira (3)