@viuitauna
O projeto de construção de uma passarela em volta do lago da nova sede da Prefeitura, no Boulevard Lago Sul, incomoda moradores de imóveis vizinhos no bairro Nogueirinha, que temem perturbação do sossego e insegurança. No fim de julho os cidadãos lançaram um abaixo-assinado para a Secretaria Municipal de Regulação Urbana rever a iniciativa, em área de preservação permanente. O objetivo, segundo uma moradora, é protocolar o documento no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
De acordo com Flávia Moura, o projeto foi apresentado à vereadores da base, embora a comunidade ainda não tenha tido acesso às informações. “No fundo das nossas casas tem vários metros de terra. A Prefeitura quer fazer essa obra sem o nosso consentimento e por debaixo dos panos. Procuramos e não nos deixaram ver o projeto. Ao nosso ver o impacto negativo será muito maior que os benefícios. Itaúna tem vários lugares para se fazer caminhada”, aponta a cidadã.
Flávia diz que o bairro não tem violência e com a abertura da passagem atrás dos imóveis o local ficaria perigoso. A moradora argumenta que a área de fundo da lagoa abriga diversas espécies nativas e a construção da passarela exigiria recursos financeiros que poderiam ser utilizados em outras obras em Itaúna.
“Não temos violência no bairro e com a passarela vai ficar perigoso. As pessoas vão passar no fundo da nossa casa, muito perto. É uma obra muito cara, porque será preciso construir alvenaria e muro arrimo”.
REUNIÃO COM O MEIO AMBIENTE A representante diz ainda que procurou a vereadora Edênia Alcântara (PDT) em busca de ajuda, mas segundo a cidadã a Prefeitura estaria “enrolando” para agendar uma reunião com os moradores. Edênia esteve com a gerência de Meio Ambiente da Prefeitura em 19 de julho, que confirmou a intenção de fazer a passarela, mas o projeto não estaria pronto.
“Disseram que assim que o projeto estivesse pronto, mostraríamos aos moradores. Desde então estou aguardando a conclusão do projeto e como posso estar interferindo junto aos vereadores. Estamos acompanhando e cobrando. O fato de ser uma área de preservação preocupa”, sustenta a vereadora.
OUTRO LADO O @viuitauna entrou em contato com a Prefeitura em busca de informações sobre o projeto. Indagado por telefone, o secretário Municipal de Regulação Urbana, Thiago Araújo, disse nesta segunda-feira (9) que a revitalização da margem direita do lago do novo Centro Administrativo está em análise, servindo, além de espaço de convivência, para conter espécies invasoras e carrapatos. Para Araújo o projeto trará mais harmonia ao local.
“A revitalização consiste na retirada das espécies invasoras (Leucenas), visto que as mesmas fornecem um banco de sementes significativo, além de propiciar muita sombra, o que impede o crescimentos de outras árvores. A proposta considera ainda a retirada de entulho, controle de pragas (carrapatos) e plantio de espécies da vegetação nativa. É sabido que a execução de uma calçada e a instalação de assentos, por exemplo, possibilitará a criação de um espaço público urbanisticamente saudável para a população”, defende o secretário.
Muitos vizinhos devem estar com receio pois suas construções, aparentemente, avançaram em área pública.
Não conheço o projeto, mas poderá ser um melhoramento do que se tornou o novo ponto turístico da cidade.
Itaúna é uma cidade muito atrofiada.
Tudo que se tenta fazer de melhorias na cidade, tem sempre o “zé povinho” reclamão, provinciano, umbigueiro, mequetrefe, a encher o saco e não deixar nada ir pra frente.
Pará de Minas está anos a frente de Itaúna em desenvolvimento e emprego e Divinópolis é muito mais desenvolvida e Itaúna fica ali no meio de tudo sem graça.
Quiseram construir o shopping lá na Itaunense, ENCHERAM TANTO A PACIENCIA DOS INVESTIDORES QUE ELES DESISTIRAM! A VLI pinta e borda com a cidade e com a cara do povo de Itaúna, já tinha que ter construido o contorno ferroviário de Itaúna há muito tempo. Nada vai pra frente em Itaúna, cidade sem vocação de força, sem força econômica e social. Por que o seu próprio povo a detona! E detona com força. Vergonha!