@viuitauna
Demandada há dois anos, a implantação da hemodinâmica no Hospital Manoel Gonçalves foi tratada em reunião na Cidade Administrativa nesta quarta-feira (1°). Durante o encontro, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, se comprometeu, segundo a Prefeitura, a revisar os pareceres técnicos emitidos pelo Governo do Estado e encaminhar urgentemente o pedido de credenciamento e habilitação do serviço para o Ministério da Saúde.
A reunião ocorreu após intervenção do deputado estadual Gustavo Mitre (PSC), a pedido da provedoria da instituição, depois de o processo ter sido barrado no Estado nas últimas semanas. Participaram, além do deputado, representantes da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, o prefeito Neider Moreira (PSD), o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.
A possibilidade de implantação da hemodinâmica em Itaúna surgiu com a expansão do hospital, a partir da nova ala com 32 leitos financiada pelo grupo J. Mendes. Em março, o Manoel Gonçalves anunciou a assinatura de um contrato com a empresa Angiosete, de Sete Lagoas, para operar o serviço de alta complexidade em cardiologia e endovasculares intervencionistas, como ponte de safena, cateterismo e stent.
“CICLO DE TRANSFORMAÇÃO” A implantação da hemodinâmica já havia sido aprovada pelo Comitê Regional Intergesterores em dezembro de 2019. Desde então o Município aguarda o credenciamento e a habilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na ocasião, o secretário Fernando Meira disse que o serviço completa um “ciclo de transformação” no hospital nos últimos anos, aumentando a complexidade de serviços, e disse esperar que a habilitação, iniciada em setembro de 2018, ocorra em breve.
“Fico muito feliz em fazer parte deste momento e vejo com muita esperança os frutos que colheremos em breve dessas ações que estamos desenvolvendo. Com mais este serviço, o hospital amplia sua atuação em alta complexidade, juntamente com os serviços de neurocirurgia e oncologia”, disse o secretário Municipal de Saúde.