@viuitauna
Integrantes da esquerda de Itaúna lançaram no sábado (25) a Casa Socialista Irmã Benigna, no bairro Morada Nova. Segundo uma das idealizadoras, o espaço foi inaugurado para atender demandas da comunidade, oferecendo orientação jurídica, assistência psicológica, oficinas de retalho, crochês e bijus. Os atendimentos serão mediante agendamento prévio.
A residência na Rua Alípio Gomes funciona com trabalho voluntário, inclusive para manter os custos de funcionamento. A professora Mônica Santos explica que o objetivo principal da casa é desmistificar a imagem que grupos conservadores tentam criar no imaginário das pessoas sobre o que seria o socialismo.
“Queremos mostrar para o povo que nós, os socialistas/comunistas, somos pessoas de carne, osso e sonhos. Não comemos criancinhas, sonhamos com um mundo mais igualitário, fraterno e respeitoso, acreditamos que os trabalhadores unidos e conscientes são capazes de construir esse mundo novo e praticamos a solidariedade que é um dos valores sagrados para os socialistas”, afirma.
Os Centros Socialistas são uma iniciativa do professor de direito Alysson Mascaro, da Universidade de São Paulo (USP), com a ideia de acolher e tentar ajudar as pessoas como puder, promovendo reflexões e debates sobre as causas dos problemas da sociedade.
LIVROS, DEBATES E PROJEÇÕES Além das oficinas já em curso, o espaço tem uma Gelateca, para doar e emprestar livros, pretende desenvolver oficinas de dança de rua, como capoeira, rodas de conversas, debates, projeções de documentários e filmes. Jovens universitários que participam do projeto também estão dispostos a ajudar as crianças a fazer o dever de casa.
“A comunidade vai dizer o que ela quer e o que ela precisa. São várias possibilidade. Tem muita gente legal querendo colaborar. É aguardar as demandas da comunidade do que podemos fazer para ajudar, organizar e contribuir”, aponta Santos.
Meu comentário que é muito bom nos estamos precisando de coisas para aucupa as nossas mentes seija bem vindos a todos vcs
É uma coisa muito bom prá nossa comunidade
A Casa Socialista é espaço
solidario e libertador. Aqui se pretende acolher, assistir as pessoas em suas necessidades. Nosso foco não é o puro assistencialismo, mas principalmente a valorização e respeito ao outro, despertando nele a sua emancipação. Lutamos por uma sociedade igualitária, onde haja respeito, justiça, fraternidade e liberdade. O verdadeiro socialista não é um opressor, um ditador egoísta, um perseguidor às religioes, ao contrário do que dizem muitos por aí, desejamos e lutamos pela plena igualdade e liberdade de todos os seres humanos!
Irmã Benigna é considerada santa pela Igreja Católica, pela dedicação aos necessitados. Escutei, no sábado, dia 2.10.2021 na Pça da Matriz, pelo microfone, pela pessoa q conduzida o movimento, q IRMÃ BENIGNA era comunista. Onde, na biografia dela, consta tal afirmação?
Que bom. Não sabia desta iniciativa da esquerda itaunense.