@viuitauna
A Polícia Civil de Itaúna instaurou um procedimento para apurar as circustâncias da agressão a um homem acusado de furto, em 9 de setembro, na Rua Marechal Deodoro, no Centro. A sequência de socos e pontapés foi flagrada por um vizinho, que filmou as cenas de espancamento. As investigações, conforme o 7° Departamento de Polícia Civil de Divinópolis, buscam apurar o possível furto e a identificação dos autores.
Em entrevista ao Estado de Minas, o representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itaúna, Niceu Franco, disse que repudia o acontecido e a entidade pedirá punição aos responsáveis, junto à PCMG e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Para o advogado, o suposto crime não justifica o cometimento de outro: a agressão física.
“Infelizmente, de algum tempo para cá, temos visto cenas como esta em cidades maiores. A população, com o legítimo medo com o problema da segurança pública no país, tem reagido de uma forma contrária ao que a comissão defende. Quando a gente se deparou com essas cenas, ficamos até assustados”, diz Franco, ressaltando que os direitos dos agressores serão respeitados. “Entendemos que a gente deve exigir agilidade na investigação dos fatos, celeridade nos trâmites processuais, mas sem violar qualquer garantia desses agressores.”
CENA VIRALIZOU Conforme mostrou o @viuitauna no sábado, um vídeo viralizado nas redes sociais em Itaúna mostra um homem sendo agredido por um grupo de pessoas na região da Lagoinha, no Centro da cidade. No local a Polícia Militar se deparou com o indivíduo, de 29 anos, sentado na calçada com hematomas na cabeça e escoriações pelo corpo. Os autores não foram identificados, segundo a 51ª Cia de PM.
Identificado pelas iniciais P.H.J.N., o homem relatou que foi agredido por cerca de cinco pessoas. Perguntado sobre o motivo das agressões, disse que os agressores o acusaram de furto, mas negou as acusações. No vídeo é possível ver dois homens desferindo chutes e socos contra o acusado. Eles aparecem acompanhados de uma mulher, ao lado de um carro estacionado na contramão de direção da via.
E MAIS…
ESPANCAMENTO NO SANTO ANTÔNIO Outra agressão semelhante foi presenciada por um seguidor do @viuitauna no bairro Santo Antônio. O cidadão relatou que viu, há cerca de 20 dias, dois homens espancando um suposto ladrão com pauladas, em frente à Escola Estadual João Dornas Filho. Questionados sobre a razão das agressões, os autores responderam dizendo “esquenta não, é ladrão e entrou na minha casa duas vezes”.
MOTORISTA OUVIDO E INDICIADO O condutor de uma Volkswagen Parati que caiu com o carro na margem de um lago do Boulevard Lago Sul, na madrugada de 18 de setembro, foi ouvido e indiciado pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Leonardo Pio, o procedimento foi remetido à Justiça pelo fato de o motorista ter evadido do local do acidente, conforme o artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O suspeito negou ter ingerido bebida alcoólica ao dirigir e justificou que deixou o local para procurar o hospital.